O marketing é uma das cinco tendências para 2023, de acordo com a plataforma de CRM Pipedrive. Inclusive, consiste na fusão entre as equipas de marketing e de vendas.
![Marketing tem uma plataforma nova chamada pipedrive.](https://smartsummit.pt/wp-content/uploads/2023/01/image.jpeg)
O que é o Pipedrive?
É uma plataforma CRM (Customer Relationship Management) que significa gestão do relacionamento com os clientes. Foi criada para facilitar a gestão de vendas e atender as necessidades dos vendedores. Para tornar as vendas ainda mais eficientes, a companhia oferece recursos especiais para o seu negócio, nomeadamente:
- Gestão de funil;
- Integração de e-mail;
- Atividades e metas;
- Relatórios de vendas;
- Previsão de vendas;
- Aplicações móveis;
- Formulários web.
Qual o objetivo do CRM?
O propósito do CRM é conhecer melhor os clientes de uma empresa para assim, poder segmentar as ofertas que atendam as suas verdadeiras necessidades e proporcionar um atendimento personalizado, aumentando a sua satisfação e fidelização. Contudo, a possibilidade de compreender as necessidades dos clientes de forma mais aprofundada e acompanhá-los de perto durante todas as etapas do funil de vendas.
Justificação da empresa sobre a PipeDrive
A empresa explica esta escolha com o facto de ambas as equipas partilharem dados e etapas de trabalho. Considera, ainda, que do ponto de vista dos KPI, faz sentido combinar marketing e vendas.
Entre as tendências identificadas está, igualmente, o que a empresa define como uma nova onda de produtividade: “2023 será o ano em que se vai analisar de forma mais minuciosa a digitalização algo desenfreada dos últimos anos. Não para a inverter, mas para aumentar ainda mais a produtividade das equipas de marketing e de vendas”. Muitas empresas terão de considerar novas ferramentas digitais, como a automação.
Equipa de Marketing
A automatização em particular assumirá, segundo a Pipedrive, um papel ainda mais importante em todas as equipas de marketing e vendas no próximo ano, também devido ao aumento de produtividade. Esta tecnologia “assumirá completamente” tarefas de baixo valor acrescentado em 2023.
Chatbots
Outra tendência elencada prende-se com os chatbots. De acordo com a plataforma, esta tecnologia chegou ao ponto em que mesmo as versões de baixo custo podem funcionar de forma independente e avançada, pelo que é expectável que chegue a empresas de todas as dimensões.
No que diz respeito ao chamado comércio e marketing conversacional, em que os clientes querem individualidade e compra personalizada: “Os chatbots irão ser o meio de expressar o sentimento pessoal no website e na abordagem do cliente digital. Afinal, os leads gastam em média 40% mais do que o planeado se a empresa lhes permitir ter uma experiência pessoal de compras online.”
Conclusão
Finalmente, a aproximação entre o marketing B2B e B2C. A Pipedrive nota que os modelos de subscrição ou cashback, por exemplo, já há muito que saíram do mundo B2C para o mundo B2B e de acordo com o marketing de cada um. Além disso, “durante a crise em curso está a tornar-se cada vez mais importante anunciar preços, vantagens individuais ou benefícios também no B2B e comunicação de marca B2C clássica”.
Já leu o nosso artigo sobre procuram-se projetos empresariais inovadores?
Fonte: Briefing
Autor
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Estudou Gestão em Qualidade, Ambiente e Segurança na Escola Profissional das Novas Tecnologias, trabalha como copywriter/voluntário na Empresa Smart Summit. É apaixonado pela área de Marketing Digital e Turismo. Atualmente trabalha no Snack Bar Paraíso como empregado mesa bar.
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