SMART SUMMIT

Torres Vedras será palco de projetos de Hidrogénio verde

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O Município de Torres Vedras irá criar um Living Lab Green Hydrogen. Este “laboratório vivo” de hidrogénio verde foi aprovado por diversas entidades no final do primeiro semestre de 2021. Contempla a constituição de uma plataforma cuja intenção é promover a utilização deste recurso energético no município torriense.

Objetivo

Esta iniciativa nasceu, oficialmente, a 30 de junho de 2021, numa conferência intitulada “Torres Vedras rumo à neutralidade carbónica”. O entendimento irá vigorar, pelo menos, por mais quatro anos. Visa incentivar o desenvolvimento de projetos de hidrogénio e, em última instância, promover a neutralidade carbónica e a redução das emissões de CO2.  

Colaboração

Investigação e desenvolvimento, indústrias, prestação de serviços, produção de energia e transportadoras – foram entidades relacionadas com estas áreas de intervenção que assinaram o pacto em concordância com o Município de Torres Vedras. 

Os subscritores comprometeram-se na partilha de informação e ações entre eles, abandonando os seus interesses pessoais no âmbito deste objetivo. 

Em contrapartida, o município torriense encarrega-se de servir como elo de ligação entre os assinantes do pacto e de divulgadora principal de possíveis financeiras, privadas ou públicas. 

Estratégia

Esta meta está diretamente alinhada com os objetivos implementados pelo Pacto Ecológico Europeu, com o movimento Acordo Cidade Verde e com a Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2). Deste modo, promove a introdução gradual do hidrogénio verde enquanto pilar sustentável numa estratégia de transição para uma economia descarbonizada.  

Fundamento

Hidrogénio verde é uma “opção eficiente para promover, aprofundar e facilitar a transição energética”. O setor económico, industrial, científico e tecnológico são apenas alguns dos quais irão beneficiar de oportunidades de desenvolvimento no quadro europeu. 

Existem diversos entusiastas que argumentam que Portugal deve permanecer na vanguarda da transição energética. Deste modo, a nação portuguesa deve construir uma estratégia em direção à economia verde, neutra em carbono, baseada em fontes de energia renovável. Assim, promover-se-á a eficiência energética e implementar-se-á benefícios para os consumidores. 

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!