SMART SUMMIT

Ubbu: Inovadora plataforma portuguesa de ensino de programação infantil é reconhecida em prémio da União Europeia

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Esta plataforma portuguesa tem como missão ensinar crianças de seis a 12 anos a programar, foi premiada pela União Europeia (UE) no European Digital Skills Awards 2023. Neste programa foram recebidas 330 candidaturas de projetos inovadores para promover as habilidades digitais na Europa. Entre os quais 52 projetos concorrentes, a Ubbu recebeu o prêmio na categoria Empowering Youth in Digital, competindo com países como Alemanha, Espanha e Itália. 

No ranking da União Europeia, Portugal ocupou o terceiro lugar em número de candidaturas, totalizando 52, ficando atrás da Espanha com 60 e da Itália com 83. Os prêmios têm como objetivo reconhecer iniciativas e projetos que contribuam para reduzir a lacuna digital.  

Existem cinco categorias diferentes premiadas, que abrangem o Digital Upskilling @ Work, Digital Skills for Education, Inclusion in the Digital World e Women in ICT Careers.

O comunicado menciona que a Ubbu foi selecionada devido à sua capacidade de escala e impacto em vários países, tendo ainda, um formato atraente. Além disso, recebeu elogios por ser uma plataforma acessível a famílias, professores e pessoas sem experiência em programação, proporcionando um ambiente de aprendizado conjunto para crianças e adultos. O modelo de negócios deste projeto também foi destacado como altamente sustentável ao longo do tempo. 

De acordo com João Magalhães, CEO da Ubbu, o prémio reconhece o trabalho da equipa em levar as ciências da computação a um grande número de crianças. Desde o lançamento da plataforma, foram realizadas quase 40 milhões de atividades. Incluindo jogos e desafios, tem um currículo alinhado com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, permitindo que as crianças aprendam a linguagem de código e a apliquem em situações quotidianas. No último ano letivo, aproximadamente 100 mil crianças utilizaram a plataforma, tanto na escola quanto em casa. 

Constatou-se ainda que a Ubbu demonstra resultados positivos nas áreas de matemática e raciocínio lógico. Sendo que, a plataforma já está presente em mais de 20 países, com destaque para Portugal Continental, os Açores e o Brasil. Desde 2015, aproximadamente 250 mil alunos já utilizaram essa plataforma.

Fonte: SapoTEK

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!