SMART SUMMIT

Universidade de Aveiro envolvida em projetos europeus de tecnologia 6G

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

De acordo com um comunicado divulgado recentemente, a Universidade de Aveiro revelou seu envolvimento em três projetos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&D) voltados para redes 6G, que estão sendo financiados pela União Europeia.

O Professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e coordenador dos três projetos, Rui Aguiar, prevê que a tecnologia 6G estará comercialmente disponível em 2030. Os projetos – SNS OPS, RIGOUROUS e IMAGINEB5G – abrangem uma variedade de áreas relacionadas com o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e incluem instituições de referência europeias na área.

A União Europeia (EU) financia ambos no âmbito do programa “Smart Networks and Services”. O investigador prevê que a tecnologia 6G possibilitará uma ligação ainda mais próxima entre a sociedade e as comunicações, permitindo, por exemplo, introduzir a realidade virtual e a holografia.

Além disso o professor ainda acrescentou que a tecnologia 6G é um passo além das comunicações móveis tradicionais de 4G e das novas redes 5G. Estas comunicações já estão sendo gradualmente instaladas em Portugal. As redes 5G trazem consigo a possibilidade de usar serviços críticos, como o controlo de robôs, ou grandes redes de sensores para a Internet das Coisas, como nas Cidades Inteligentes.

Grandes empresas no desenvolvimento do 6G

Os projetos estão sendo desenvolvidos em colaboração com a Universidade de Aveiro, e incluem grandes empresas. Entre elas temos a Nokia, Airbus e Samsung, bem como a Telenor, Telefonica, Orange e Lenovo, entre outras. O projeto IMAGINEB5G fornece uma plataforma experimental para diferentes indústrias explorarem as novas tecnologias de comunicação. Ademais,o projeto irá cobrir áreas como a indústria, serviços de emergência e saúde, ou a educação.

Já o projeto RIGOUROUS aborda os maiores desafios de cibersegurança, incluindo privacidade e confiança. Enquanto o projeto SNS OPS visa integrar diferentes atividades de pesquisa europeia, criar programas comuns estruturados, desenvolver roadmaps e realizar eventos de disseminação e discussão.

Fonte: Notícias ao Minuto

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!