SMART SUMMIT

USEW2022: Andreia Carreiro ganhou o Prémio Europeu “Mulheres na Energia 2022”

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Andreia Carreiro ganhou o prémio “Mulher na Energia 2022”. Na segunda-feira, a Comissão Europeia apresentou os Prémios Europeus de Energia Sustentável. O prémio reconhece o trabalho das mulheres portuguesas, especialmente como promotoras de políticas, projectos e tecnologias de transição energética nos Açores, fundadora da start-up Kinergy e co-fundadora da iniciativa Women Energy Portugal, entre outras.

Andreia Carreiro ganhou o Prémio Europeu de Energia Sustentável


Andreia Carreiro foi Diretora Regional da Energia dos Açores. Nessa altura, ajudou a desenvolver sistemas descentralizados de energia e a primeira legislação que introduziu a mobilidade elétrica no arquipélago. Foi também Conselheira para a Energia do Vice-Ministro e Secretário de Estado da Energia. A sua contribuição para a transição energética nos Açores não se limita, no entanto, ao aspecto político.

Para ajudar a combater as alterações climáticas e acelerar a transição energética nos Açores, Andreia Carreiro também ajudou a fundar a Kinergy de arranque. Esta iniciativa visa também combinar a transição energética com a transição digital, aumentar a competitividade das empresas, instituições e territórios e promover a descarbonização de uma forma “justa, democrática e coesa”.

Mulheres na Energia 2022


Agora, ela é também “Mulher na Energia 2022″. O título foi atribuído na segunda-feira no European Sustainable Energy Awards, que reconhece, nesta categoria, as mulheres que “lideram actividades extraordinárias que, se reproduzidas, ajudam a fazer avançar a transição para a energia limpa na Europa”, estando também a ser considerados esforços para colocar as questões de género na agenda. Neste último aspecto, Andreia Carreiro distingue-se também por ser co-fundadora da iniciativa Women Energy Portugal, que visa “agregar as mulheres no sector energético em Portugal” e encorajar a participação feminina, contribuindo para a redução das discrepâncias entre homens e mulheres no sector energético.

Outros vencedores


Além de Andreia Carreiro, que é actualmente Assessora de Projectos Estratégicos, Inovação e Política Energética na Cleanwatts, houve outros três vencedores nas restantes categorias dos Prémios Europeus de Energia Sustentável. Enquanto o engenheiro romeno Timea Farkas levou um dos prémios na secção “Jovens Pioneiros”, em que a matemática Carla Silva Gonçalves concorria, na categoria “Acção de Energia Local”, o reconhecimento foi para a Comunidade de Energia Minoana, um grupo de cidadãos que criou uma comunidade de energias renováveis na ilha grega de Creta. Na área “Inovação”, foi dada ênfase ao projecto MUSE GRIDS, que aproveita diferentes sistemas e redes energéticas para formar comunidades energéticas e aumentar a utilização de fontes de energia renováveis a nível local.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!