SMART SUMMIT

UXL Foundation Desafiam a Liderança da Nvidia em Chips de IA

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

A UXL Foundation surge com a ambição de transformar o setor de processadores (ou chips) para inteligência artificial. Este consórcio, que inclui gigantes tecnológicas como Qualcomm, Google e Intel, tem um plano que visa 23. Assim, posiciona-se para competir com a Nvidia

Por outro lado, a Nvidia, conhecida pelas suas placas gráficas para jogos, é atualmente uma das principais produtoras de chips de inteligência artificial. O sucesso duplicou de um bilião para mais de dois biliões de dólares, em apenas nove meses. Nesse contexto, a Qualcomm, Google e Intel pretendem conquistar precisamente uma fatia deste mercado lucrativo. 

Além disso, a aliança tem como objetivo proporcionar às empresas que desenvolvem software de IA e outras aplicações, alternativas viáveis à plataforma CUDA da Nvidia. Já que, mais de quatro milhões de programadores utilizam esta plataforma. 

Em uma entrevista recente, Vinesh Sukumar, chefe da área de IA e Machine Learning da Qualcomm, afirmou que na realidade, o objetivo é orientar os programadores sobre como fazer a transição de uma plataforma Nvidia. 

Criação de um conjunto de ferramentas pela UXL Foundation

Assim, a UXL Foundation tem como princípio criar um conjunto de ferramentas capazes de suportar diversos tipos de processadores de IA. Baseando-se nisso, este princípio utiliza uma tecnologia desenvolvida pela Intel, denominada OneAPI. Dessa forma, este projeto de código aberto visa permitir que qualquer máquina execute o software, independentemente, do chip e do hardware que a suporta. 

O plano inclui a elaboração de especificações técnicas detalhadas até ao final do ano. Adicionalmente, pretende também atrair uma variedade de empresas, incluindo gigantes do cloud computing como a Amazon e a Microsoft. Estas empresas são fundamentais para o sucesso do projeto, pois trazem consigo uma vasta experiência e conhecimento na área da computação na nuvem. 

Como resultado, a colaboração entre estas empresas e a UXL Foundation poderá resultar em avanços significativos na área da inteligência artificial. Em suma, espera-se que esta colaboração desenvolva soluções inovadoras que beneficiarão não só as empresas envolvidas, mas também a sociedade, em geral.

Fonte: SapoTEK

Veja os meus outros artigos aqui.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!