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5 ferramentas que um aspirante a Marketeer precisa dominar 

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Indíce

Se te consideras um aspirante na área do marketing ou se és um curioso ou alguém que cria conteúdo no online então estas são as cinco ferramentas que precisas dominar. 

Canvas 

O Canva é uma ferramenta de design gráfico para amadores na área. Ou seja, um profissional da área irá preferir outras ferramentas mais avançadas. Mas esta é o instrumento perfeito de design para não designers.  

Esta oferece uma serie de materiais para edição de imagem, foto e vídeo. Dando para aceder a uma enorme variedade de modelos pré-feitos de designs com uma vasta seleção de fontes para criação de apresentações, gráficos, cartazes, folhetos, convites, pósteres, panfletos, convites por e-mail, publicações, logotipos de redes sociais, banner, etc.   

Os layouts são já projetados para se adequarem às redes sociais e as suas respetivas dimensões. Além disso, existe uma biblioteca de mais de um milhão de fotografias, ilustrações, imagens, e vários outros elementos que complementam a experiência na criação de conteúdo. Facilitando e agilizando o processo de criação. Porém, caso o utilizador prefira pode também usar o seu próprio conteúdo original, pois consegue fazer upload para a plataforma de fotos, imagens, ilustrações, áudios e vídeo.   

O canvas apresenta três planos: Canva Gratuito, Canva Pro e Canva para Equipas. O que distingue a versão gratuita das que são pagas é a oferta de recursos extra como: kits de marca, acesso a outra paleta de cores, diversidade maior de tipos de letra, elementos gráficos, ícones, etc. Ainda tem a vantagem de agendar publicações para oito plataformas diferentes, o armazenamento em uma nuvem e o suporte ao cliente. Sendo que, para o Canva para Equipas é fornecido uma serie de opções extra que visam a melhorar o trabalho que é feito pelo um grupo de pessoas. Nomeadamente, a alternativa de deixar comentários em tempo real, distribuir tarefas, possibilidade de fazer relatórios e insights sobre a equipa, início em uma única sessão entre outras. 

CapCut 

Assistiu-se a uma valorização do vídeo, nomeadamente, dos vídeos curtos nas redes socias. Após à popularização do TikTok surgiu a adaptação do Instagram e do Youtube a este formato que criaram, respetivamente, os reels e os shorts

CapCut é um editor de vídeo gratuito, versátil, simples de usar que ajuda na criação de conteúdo para as redes sociais anteriormente mencionada entre outras.  

Facilita a criação de vídeos. Possibilitando a colocação de legendas automáticas, conversão de texto em fala, efeitos, filtros, recursos de texto, música, cores, transições e etc. Também apresenta outros recursos mais avançados como, animação de quadro-chave, efeitos suaves de câmara lenta, chroma key, Picture-in-Picture (PIP), e estabilização para ajudá-lo a capturar e capturar momentos. 

A única desvantagem é que no final do vídeo aparece a publicidade da aplicação. Porém, como não existe qualquer outro tipo de marca de água é fácil retirar os últimos segundos de vídeo na rede social onde irá publicar o vídeo, sem danificar o restante conteúdo. 

CapCut é uma app bastante intuitiva, mas em caso de dúvida é possível encontrar uma serie de tutoriais no Youtube que certamente esclareceram qualquer dúvida. 

Search Console 

O Google Search certamente teu conhecido. Já o deves ter utilizado para pesquisar sobre algum assunto ou à procura de algum conteúdo na internet. 

A mesma empresa tecnológica oferece um outro serviço gratuito: o Google Search Console. Este apresenta uma serie de ferramentas e relatórios do Search Console, a fim de, melhore o teu desempenho na Pesquisa Google. Pois, ajudam-te a avaliar o tráfego e o desempenho de pesquisa do seu site, a corrigir problemas e a destacar páginas nos resultados no Google Search. 

Se ainda não sabes trabalhar com esta ferramenta, não tem problema. O próprio recurso tem uma explicação detalhada de como funciona consoante o teu nível de conhecimento sobre este campo. Além disso, a Google tem um curso gratuito e com certificado sobre os Princípios do marketing digital, onde também aborda esta temática e que te pode ajudar na tua jornada no marketing. 

Google Analytics  

O Google Analytics é um sistema gratuito que fornece: dados, estatísticas e insights úteis para o marketing de conteúdo e para melhorar o SEO de sites e aplicativos.  

Este ajuda a definir uma estratégia e na tomada de decisões relacionadas com o marketing. Uma vez que, através dos dados e análises gerados consegues tirar conclusões e averiguar quais campanhas que estão a criar-te mais valor. 

Para apreenderes mais sobre este assunto gratuitamente faz o curso de skillshop e ainda experimente a conta de demonstração do Analytics

Loomly 

Loomly é uma plataforma que serve para gerir redes sociais. De todas citadas as ferramentas esta é a única que ajuda na organização. Mais concretamente ajuda a criar, agendar, publicar e analisar o feedback do público ao conteúdo em vários canais. Nomeadamente, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Youtube, Google Business Profile, entre outras. A principal vantagem é o agendamento, pois assim certificaste que a publicação sai nos melhores horários de forma a criar engagement junto do público-alvo. 

A plataforma e permite adicionar a equipa de trabalho a um calendário específico, de modo, a facilitar a colaboração. Sendo que, ainda mostrar o fluxo de trabalho, de revisão e aprovação.  

Em síntese, Loomly completa todas as outras ferramentas na ótica da organização. O intuito é criar anúncio e publicações orgânicas usando somente uma plataforma, de forma, a construir uma identidade para a marca e para alcançar o público-alvo. 

Apesar da ferramenta ser intuitiva se tiver algumas dúvidas ou para acompanhar alguma atualização pode recorrer ao canal de Youtube da Loomly

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