SMART SUMMIT

A história de (Campanhas de Marketing de) Natal da Coca-Cola

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

As campanha de marketing de Natal da Coca-Cola já se tornaram um símbolo incógnito do Natal mundial. Mas de onde surge esta associação da marca com a época natalícia?  

Tudo começou na década de 1930, quando a Coca-Cola tinha o objetivo de aumentar as suas vendas durante a época de férias. Por isso, os anunciantes criaram um anúncio que apresentava um grupo de crianças a cantar uma música de Natal à volta da árvore de Natal.  

Embora, a comunicação tenha sido um sucesso ajudando a Coca-Cola a estabelecer-se como uma bebida festiva. Foi em 1931 que a Coca-Cola lança o anúncio de Natal que mudaria até a própria festividade, lançando uma campanha que mudaria a forma como imaginamos o próprio Pai Natal. Uma vez que, foi neste anúncio que se definiu que Pai Natal se veste de vermelho e branco e que gosta de beber uma Coca-Cola. Sendo que, esta campanha é uma das ligações mais forte entre a Coca-Cola e o Natal. 

O que a empresa faz usar o marketing de Natal para promover sua marca, sendo que, têm investido neste sentido continuamente tornando as campanhas numa tradição duradoura. Os anúncios estão repletos de símbolos natalícios como alegria festiva, a mensagem de esperança e o otimismo. Além disso, conta normalmente com a participação de uma personagem forte da época: o Pai Natal.  

O intuito é utilizar as campanha de marketing de Natal da Coca-Cola posicionar a marca para representar os melhores aspetos do Natal. No entanto, os anúncios neste momento já são também uma parte importante da cultura popular reproduzidos durante as férias e referências em filmes, series, outras publicidades e acima de tudo na mente das pessoas. 

Aqui estão alguns exemplos das comunicações de Natal mais memoráveis da Coca-Cola: 

  • “The Pause that Refreshes” (1931): um grupo de crianças cantando uma música natalina em torno de uma árvore de Natal. Foi o anúncio responsável por estabelecer a Coca-Cola como uma bebida festiva e foi criado pela agência de publicidade D’Arcy Advertising.   
  • “Hilltop” (1971): neste anúncio está um grupo de jovens de diferentes origens cantando a música “I’d Like to Teach the World to Sing” e foi criado pela agência de publicidade McCann Erickson. 
  • “The Polar Bears” (1993): Esta comunicação publicitária apresenta um grupo de ursos polares a brincar no gelo. Este foi uma criação pela agência de publicidade Wieden+Kennedy. 
  • Holidays are Coming” (2011): a publicidade retrata uma variedade de pessoas a celebrar o Natal. É da autoria da agência de publicidade Wieden+Kennedy. 

Os anúncios de Natal da Coca-Cola são uma parte importante do clima festivo e ajudam a promover a bebida nesta ocasião, já que, o próprio consumidor associa a marca como uma bebida da época. 

Fonte: Aventuras na Historia e Coca-Cola

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!