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Tendências Emergentes de Marketing para 2024

Tendências Emergentes de Marketing para 2024
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Indíce

Estamos a menos de três meses do novo ano e à medida que nos aproximamos dele, familiarizarmo-nos com as tendências emergentes de marketing para 2024 é imprescindível. Afinal, de forma a permanecerem competitivas e relevantes num cenário em constante evolução, as empresas devem ter em conta estas tendências na hora de escolher uma estratégia. Neste artigo, destacaremos algumas das tendências mais promissoras.

1. Marketing de Conteúdo Interativo

O marketing de conteúdo continuará uma das estratégias de marketing mais importantes, mas veremos um aumento na interatividade. Conteúdos como quizzes, pesquisas, vídeos interativos e experiências de realidade aumentada (RA) envolverão mais o público, tornando-o mais ativo e participativo.

2. Realidade Virtual e Aumentada (RV/RA)

A RV e a RA têm o potencial de revolucionar a forma como as empresas se interligam com os consumidores. Assim, a criação de experiências imersivas e interativas permitirá que as marcas envolvam os clientes de maneiras emocionantes, desde provas virtuais de produtos e até passeios virtuais por lojas.

3. Conteúdo de Vídeo em Tempo Real (Live Streaming)

O vídeo ao vivo continuará a crescer, especialmente nas redes sociais. Ou seja, as empresas aproveitarão plataformas como o Instagram Live, o Facebook Live e o TikTok para transmitir eventos, lançamentos de produtos e conteúdo exclusivo, criando um envolvimento imediato com o público.

4. Marketing de Influência

O marketing de influência continuará a crescer, mas com uma ênfase na autenticidade e na diversidade. Dessa forma, as marcas escolherão parceiros que se alinhem com os seus valores e que tenham um público genuinamente envolvido.

5. Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Os consumidores estão cada vez mais conscientes das questões ambientais e sociais. As empresas que demonstrarem um compromisso genuíno com a sustentabilidade e a responsabilidade social serão mais atraentes para os consumidores. No entanto, é necessário ter atenção para não parecer forçado. (Perceba as diferenças entre marketing green e greenwashing.)

6. Chatbots e Inteligência Artificial (IA)

Os chatbots e a IA continuarão a desempenhar um papel fundamental no atendimento ao cliente e na automação de tarefas repetitivas. Também a personalização por meio da IA melhorará a experiência do cliente.

7. Marketing de Experiência

Assim como o conteúdo interativo, a criação de experiências memoráveis ​​será fundamental. Desde eventos exclusivos até experiências imersivas de marca, o foco estará em envolver os clientes em um nível emocional.

8. E-commerce Omnicanal

Por fim, o comércio eletrónico tornar-se-á cada vez mais omnicanal, com as empresas a integrarem as experiências de compras online com as offline. A combinação de lojas físicas e virtuais será essencial, não só para manter o público interessado como para que o público não abandone as lojas físicas. Para além disso, a interação nas várias plataformas disponíveis, para atendimento ao cliente e publicidade é também essencial.

À medida que entramos em 2024, as tendências emergentes de marketing oferecem oportunidades empolgantes e desafios para as empresas. Estar ciente dessas mudanças e adaptar as estratégias de marketing atempadamente, de forma a incorporá-las, pode ajudar as empresas a alcançar o sucesso no ambiente competitivo e em constante evolução em que vivemos.

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