SMART SUMMIT

Alerta da ONU: Implantes cerebrais de IA representam perigo de manipulação das pessoas

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Algumas empresas ambicionam a criação de chips para implantação cerebral, embora exista riscos associados. A ONU (Organização das Nações Unidas), através da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) promoveu uma conferência em Paris para debater as preocupações éticas da neurotecnologia, alertando para a ameaça à liberdade e privacidade dos pensamentos.  

A ONU está preocupada com empresas que desenvolvem implantes cerebrais baseados em inteligência artificial (IA). A aplicação desses chips no cérebro humano é arriscada, por isso, ser debatido na conferência da UNESCO, sobre as implicações éticas da neurotecnologia.  

Mariagrazia Squicciarini, economista da UNESCO, comparou o uso da IA na neurotecnologia a esteroides. A conferência discutiu a ética no tratamento de problemas neurológicos.  

A conclusão é que existe uma total falta de proteção; de facto, não se pode imaginar menos proteção para os dados do cérebro.” 

Rafael Yuste, pesquisador do Centro Nacional de Neurotecnologia da Espanha e da Universidade de Columbia, apresentou um estudo sobre acordos de empresas do ramo.  

Embora a neurotecnologia possa melhorar vidas, também pode aceder e manipular o cérebro, expondo identidades e emoções, segundo ressalva de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO. 

Em 2021, a UNESCO desenvolveu um manual ético para a IA, adotado por 193 países, com foco em direitos humanos, paz, diversidade e ambiente. A UNESCO defende um quadro regulamentar internacional.  

A ONU pede expansão e diversificação na pesquisa de neurotecnologia e IA. Atualmente, apenas 10 países produzem mais de 80% das publicações em neurociência, e seis países detêm 87% das patentes de neurotecnologia. 

Fonte: Pplware

Veja os meus outros artigos aqui

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!