SMART SUMMIT

Tourism is building better in BOOST

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Neste artigo, a palavra “tourism” significa explorar o mundo, ou seja, é um conjunto que engloba as viagens de pessoas para outras cidades e países, as atividades que elas realizam nos locais de destino bem como as suas despesas. Além disso, a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO) define o turismo como “viajar e permanecer em lugares fora de seu ambiente habitual” para lazer, negócios ou outros fins. 

Turismo de Portugal 

Antes de mais nada, a Autoridade Turística Nacional é​​​​​​​​​ ​​responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Todavia, agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta até sua à procura.

A empresa tem uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos no país e no estrangeiro, contudo o Turismo de Portugal está empenhado em reforçar o turismo como um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa. 

Estrutura do Turismo de Portugal 

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Turismo de Portugal, instituto público tutelado pelo Ministério da Economia e do Mar, está estruturado em Direções e Departamentos, de acordo com as áreas de atuação: 

Planeamento:

  • Direção de Estratégia; 
  • Direção de Gestão do Conhecimento; 
  • Departamento de Auditoria e Controlo de Gestão​.

Negócio:

  • Direção de Valorização da Oferta;
  • Direção de Apoio ao Investimento; 
  • Direção de Apoio à Venda;
  • Direção de Formação ​​​​​e Rede Escolar;​ 
  • Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos;
  • Departamento de Internacionalização.

Suporte:

  • Direção Financeira e de Tecnologias​​; 
  • Direção de Recursos Humanos;
  • Direção Jurídica​​​​​​​;
  • Departamento de Comunicação.​ 

Missão do turismo em Portugal 

  • Promover Portugal como destino turístico; 
  • Apoiar o desenvolvimento das infraestruturas turísticas e o investimento no setor; 
  • Desenvolver a formação de recursos humanos; 
  • Regular e fiscalizar os jogos de fortuna ou azar. 

Debate sobre o Turismo e a Inovação em Portugal 

Antes de tudo, BOOST, Building Better Tourism é um encontro internacional que terá lugar nos dias 12 e 13 de janeiro, no Terminal do Porto de Leixões. Contudo, será organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos. Ainda mais, o evento irá contar com a presença de entidades nacionais e internacionais para debater o potencial do turismo através das lentes da transição verde e digital, apresentando também soluções de start-ups e tecnológicas aplicáveis ao turismo.  

BOOST, Building Better Tourism 

É um espaço para inspirar, ou seja, discutir opções e caminhos de crescimento e conhecer bons exemplos internacionais para aplicação no tecido empresarial português, contribuindo para a aceleração e reinvenção do setor do turismo.  

Quais são os programas que irão aparecer no evento? 

Num contexto de reflexão e debate, serão também apresentados vários programas nacionais de inovação, como por exemplo, o Fostering Innovation in Tourism, o Digital Innovation Hubs e a Future Labs.  

O BOOST, Building Better Tourism apresenta assim uma programação alargada e interativa, que conta com mais de 50 oradores e 15 start-ups oriundas de vários países. Captando uma audiência de C-suits, team leaders e inovadores dos ecossistemas do turismo e inovação estimam-se cerca de 200 participantes. 

No entanto, este encontro contará com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, do Secretário do Estado do Comércio, Serviços e Turismo, Nuno Fazenda e com o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.  

Inscrição 

Por fim, as inscrições do evento “BOOST, Building Better Tourism” encontram-se já abertas, basta consultar aqui

Já leu o nosso artigo sobre a má comunicação interna é um dos maiores problemas para os profissionais de marketing

Fonte: Turismo de Portugal

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!