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Como escolher o melhor canal digital para o seu negócio? 

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Indíce

Cada vez mais, as empresas sentem necessidade de estar online, uma vez que, o seu público se encontra lá. No entanto, existem várias formas de abordar os clientes online, o que torna a escolha do canal digital certo uma tarefa difícil.  

 Defina os seus objetivos de marketing 

Antes de mais nada, é importante definir os seus objetivos de marketing, para depois começar a escolher canais digitais de marketing. O que pretende alcançar com o marketing digital? Será aumentar o tráfego do site, gerar leads ou aumentar as vendas? Os objetivos também definiram os canais que são mais adequados para o seu negócio. 

 Entenda seu público-alvo 

Conhecer o seu público-alvo é o próximo passo para decidir qual é o melhor canal digital para o seu negócio. Quem é o seu público-alvo? Onde passa o seu tempo online? Quais são os seus interesses e hábitos de consumo? Após entender o seu público-alvo, poderá escolher os canais digitais de marketing que são mais eficientes e eficazes para o seu negócio. 

Avalie a sua capacidade de recursos 

Para além, do investimento de dinheiro existe um tempo e de recursos humanos. Por isso, é previso averiguar a capacidade de recursos e adaptar estes ao seu público-alvo e aos objetivos que pretende alcançar, para conseguir escolher os canais que deseja usar. 

Conheça os principais canais de marketing digital 

Cada canal tem o seu próprio propósito e deve ser usado de forma estratégica para alcançar os seus objetivos de marketing. 

  • PPC significa marketing de clique pago. O Google “AdWords” é a plataforma de licitação mais popular para gerenciamento de campanhas PPC para o mecanismo de pesquisa do Google. Este processo é muito eficaz aproveita os recursos, uma vez que, só paga por visitas direcionadas com base nas palavras-chave que escolher. Além disso, é bom para quem procura resultados rápidos; 
  • Redes sociais: existem vários canais a escolha da adequada depende de onde o seu público-alvo está presente. Mas se o objetivo é construir sua presença online certamente que deve escolher as redes sociais como um dos seus canais de marketing digital. As redes sociais mais populares são: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e LinkedIn;
  • Blog: é uma escolha que deve ser aplicada para uma estratégia a longo prazo, porém é importante para qualquer iniciativa de marketing de conteúdo. Deve então criar uma estratégia de marketing inbound.  

Testar e Medir 

Não existem repostas exatas, sendo que, é fundamental ter em consideração os objetivos, o público-alvo e os recursos, porém é também muito importante escolher os canais digitais e testa. Ou seja, a melhor forma é experimentar diferentes canais e medir os seus resultados e através das métricas, concluir quais são os canais para obter melhores resultados e a partir dai concentrar os esforços nestes. 

 Ajuste e refine a sua estratégia 

Assim sendo, e sabendo que marketing digital como o próprio mercado é dinâmico. Como tal, as necessidades do seu negócio, o seu público e as próprias ferramentas podem mudar ao longo do tempo. Por isso, é natural que seja preciso ajustar algumas coisas e refinar a sua estratégia continuamente com base nos insights obtidos e nos novos desafios do mercado.

Fonte: conceptallies

Autor

  • Beatriz Oliveira

    Beatriz Oliveira registada na Ilha Graciosa, estudou Gestão na Universidade dos Açores. Durante este período teve a oportunidade de desempenhar a função de Relações Empresariais no Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão. Após concluir a licenciatura tirou uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. Atualmente é aluna, do mestrado de Economia Internacional e Estudos Europeus, do ISEG.

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