SMART SUMMIT

Crie uma estratégia de marketing digital do zero

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Indíce

Construir uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para as empresas. Pois permite os objetivos do negócio sejam alcançados, de modo, mais eficiente e eficaz.

Objetivos SMART para a estratégia de marketing digital

Definir metas ajuda a medir o sucesso das estratégias de marketing, mas para consiga fornecem uma direção concreta para as ações estes objetivos precisam ser SMART: Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-bound.

  • Específico: a meta deve ser uma definição clara e concreta do que pretende atingir. Pergunte-se: O que é importante para você e para sua empresa?;
  • Mensurável: Ou seja, deve ser quantificável, por exemplo, Quais números você pode usar para rastrear seu progresso?;
  • Alcançável: faça uma avaliação realista daquelas que são as sua capacidades e recursos;
  • Relevante: por outras palavras deve ser importante para a empresas para que esteja alinhado com seus objetivos e metas gerais;
  • Temporal: deve ter um limite de tempo como uma data de vencimento específica;

Público-alvo ideal

Na identificação do seu público-alvo deve, antes de tudo, compreender quem são as pessoas que pretende chegar, de forma, a criar conteúdo e adequar a comunicação para atrair esse público especificamente.

Para tal, é necessário reunir informações das características que se seguem:

  • Demográficas: idade, gênero, localização, renda, educação, etc;
  • Psicográficas: interesses, valores, estilo de vida, etc;
  • Comportamentais: hábitos de consumo, comportamento online, etc.

Para conseguir adquirir esses dados pode recorrer a fontes, como:

  • Pesquisa de mercado: entrevistas, pesquisas online, etc;
  • Análise de dados: dados de vendas, dados de tráfego do site, dados de redes sociais, etc;
  • Insight do cliente: feedback de clientes, análises de redes sociais, etc.

Depois desse passo, pode fazer algumas perguntas que pode fazer para o auxiliar criar o perfil detalhado do seu público-alvo, tais como:

  • Quem são as pessoas que têm mais probabilidade de se interessar pelos meus produtos ou serviços?;
  • Quais são as suas necessidades e desejos?;
  • Onde eles passam o tempo online?;
  • Como eles interagem com as marcas?

Ao responder a essas perguntas, conseguirá identificar mais facilmente o seu público-alvo e criar uma estratégia de marketing digital que seja eficaz.No entanto, não se deve esquecer que este é um processo contínuo, já que, deve ser ajustável à sua estratégia de marketing para garantir que esta seja eficaz.

Posicionamento em relação à concorrência

Além disso, deverás identificar oportunidades ao analisar seus concorrentes onde falham ou não exploram totalmente a oportunidade, desta forma, ganharás uma vantagem competitiva. Assim também deve considerar quais os erros que deves evitar para reduzi o risco. Assim, melhorarás o desempenho ao conseguires executar melhores práticas de que os concorrentes nas campanhas de marketing digital.

Dessa forma, para conseguires estas informações podes utilizar de fontes, incluindo:

  • Pesquisa online: conhecer a concorrência os seus produtos ou serviços, sites, presença nas redes sociais e estratégias de marketing;
  • Análise de dados: através dos dados de vendas, dados de tráfego do site e dados de redes sociais;
  • Informações de clientes: descobre qual o feedback dos seus clientes sobre suas experiências com a concorrência.

Algumas perguntas com efeito de o ajudar nesta jornada de analisar da sua concorrência:

  • Quem são concorrentes diretos e indiretos?;
  • Quais são os pontos fortes e fracos dos concorrentes?;
  • Quais são as estratégias de marketing digital que estes utilizam?;
  • Como os concorrentes comunicam com o público-alvo?

Ferramentas e dos canais de marketing digital

A escolha das ferramentas e canais de marketing digital é mais um passo a dar para conseguir ter uma estratégia de marketing digital de sucesso.

Assim sendo, deve considerar ferramentas e canais de marketing digital, tais como:

  • Redes sociais: ótima forma de conectar a sua empresa com público-alvo, visto que, é através da criação e partilha de conteúdos, da resposta a perguntas e pela interação com seus seguidores que os consegue aproximar da sua marca;
  • SEO: O Search Engine Optimization é o processo de otimização do site para os mecanismos de pesquisa. De forma, a aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa, o que pode levar a mais tráfego e leads;
  • Marketing de conteúdo: responsável por criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para seu público-alvo;
  • Publicidade online: de maneira a alcançar um público específico pode utilizar plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads para criar anúncios direcionados aos interessados nos produtos ou serviços;
  • E-mail marketing: usar o e-mail marketing para compartilhar newsletter, ofertas e promoções.

Métricas

Por fim, as métricas que para uma estratégia de marketing digital são os indicadores usados para medir o desempenho das atividades de marketing.

As métricas de marketing digital dividem-se em duas categorias principais: Métricas de resultado e Métricas de desempenho.

Enquanto que as métricas de resultado medem o impacto direto das atividades de marketing nos resultados da empresa, como vendas, leads e receita. Por exemplo:

  • Vendas: Quantas vendas foram geradas pelas atividades de marketing?;
  • Leads: Quantos leads foram gerados pelas atividades de marketing?;
  • Receita: Quanto de receita foi gerada pelas atividades de marketing?

As métricas de desempenho medem o desempenho das atividades de marketing em si, como alcance, engajamento e custo por aquisição. Por exemplo:

  • Alcance: Quantas pessoas alcançaram pelas atividades de marketing?;
  • Engagement: Quantas pessoas interagiram com as atividades de marketing?;
  • Custo por aquisição: Quanto foi gasto para adquirir cada lead ou cliente?

Só para exemplificar, as métricas mais utilizadas como indicadores de sucesso são:

  • Taxa de conversão: mede a percentagem de visitantes do site que realizam uma ação desejada, como fazer uma compra, adicionar ao carrinho ou subscrever a newsletter;
  • Taxa de rejeição: dá a percentagem de visitantes do site que saem sem realizar uma ação desejada;
  • Tráfego orgânico: refere-se ao número de visitantes do site que chegam através dos motores de pesquisa;
  • Interação: mede a interação do público com a sua marca;
  • ROI: O Retorno sobre investimento mede o lucro ou perda resultante do investimento em marketing digital.

As métricas escolhidas devem ser as certas, a fim de, concretizar os objetivos da estratégia de marketing e garantir que as decisões tomadas sejam bem informadas e sirvam para melhorar os resultados.

Fonte: the digital marketeer

Autor

  • Beatriz Oliveira

    Beatriz Oliveira registada na Ilha Graciosa, estudou Gestão na Universidade dos Açores. Durante este período teve a oportunidade de desempenhar a função de Relações Empresariais no Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão. Após concluir a licenciatura tirou uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. Atualmente é aluna, do mestrado de Economia Internacional e Estudos Europeus, do ISEG.

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