Construir uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para as empresas. Pois permite os objetivos do negócio sejam alcançados, de modo, mais eficiente e eficaz.
Objetivos SMART para a estratégia de marketing digital
Definir metas ajuda a medir o sucesso das estratégias de marketing, mas para consiga fornecem uma direção concreta para as ações estes objetivos precisam ser SMART: Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-bound.
- Específico: a meta deve ser uma definição clara e concreta do que pretende atingir. Pergunte-se: O que é importante para você e para sua empresa?;
- Mensurável: Ou seja, deve ser quantificável, por exemplo, Quais números você pode usar para rastrear seu progresso?;
- Alcançável: faça uma avaliação realista daquelas que são as sua capacidades e recursos;
- Relevante: por outras palavras deve ser importante para a empresas para que esteja alinhado com seus objetivos e metas gerais;
- Temporal: deve ter um limite de tempo como uma data de vencimento específica;
Público-alvo ideal
Na identificação do seu público-alvo deve, antes de tudo, compreender quem são as pessoas que pretende chegar, de forma, a criar conteúdo e adequar a comunicação para atrair esse público especificamente.
Para tal, é necessário reunir informações das características que se seguem:
- Demográficas: idade, gênero, localização, renda, educação, etc;
- Psicográficas: interesses, valores, estilo de vida, etc;
- Comportamentais: hábitos de consumo, comportamento online, etc.
Para conseguir adquirir esses dados pode recorrer a fontes, como:
- Pesquisa de mercado: entrevistas, pesquisas online, etc;
- Análise de dados: dados de vendas, dados de tráfego do site, dados de redes sociais, etc;
- Insight do cliente: feedback de clientes, análises de redes sociais, etc.
Depois desse passo, pode fazer algumas perguntas que pode fazer para o auxiliar criar o perfil detalhado do seu público-alvo, tais como:
- Quem são as pessoas que têm mais probabilidade de se interessar pelos meus produtos ou serviços?;
- Quais são as suas necessidades e desejos?;
- Onde eles passam o tempo online?;
- Como eles interagem com as marcas?
Ao responder a essas perguntas, conseguirá identificar mais facilmente o seu público-alvo e criar uma estratégia de marketing digital que seja eficaz.No entanto, não se deve esquecer que este é um processo contínuo, já que, deve ser ajustável à sua estratégia de marketing para garantir que esta seja eficaz.
Posicionamento em relação à concorrência
Além disso, deverás identificar oportunidades ao analisar seus concorrentes onde falham ou não exploram totalmente a oportunidade, desta forma, ganharás uma vantagem competitiva. Assim também deve considerar quais os erros que deves evitar para reduzi o risco. Assim, melhorarás o desempenho ao conseguires executar melhores práticas de que os concorrentes nas campanhas de marketing digital.
Dessa forma, para conseguires estas informações podes utilizar de fontes, incluindo:
- Pesquisa online: conhecer a concorrência os seus produtos ou serviços, sites, presença nas redes sociais e estratégias de marketing;
- Análise de dados: através dos dados de vendas, dados de tráfego do site e dados de redes sociais;
- Informações de clientes: descobre qual o feedback dos seus clientes sobre suas experiências com a concorrência.
Algumas perguntas com efeito de o ajudar nesta jornada de analisar da sua concorrência:
- Quem são concorrentes diretos e indiretos?;
- Quais são os pontos fortes e fracos dos concorrentes?;
- Quais são as estratégias de marketing digital que estes utilizam?;
- Como os concorrentes comunicam com o público-alvo?
Ferramentas e dos canais de marketing digital
A escolha das ferramentas e canais de marketing digital é mais um passo a dar para conseguir ter uma estratégia de marketing digital de sucesso.
Assim sendo, deve considerar ferramentas e canais de marketing digital, tais como:
- Redes sociais: ótima forma de conectar a sua empresa com público-alvo, visto que, é através da criação e partilha de conteúdos, da resposta a perguntas e pela interação com seus seguidores que os consegue aproximar da sua marca;
- SEO: O Search Engine Optimization é o processo de otimização do site para os mecanismos de pesquisa. De forma, a aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa, o que pode levar a mais tráfego e leads;
- Marketing de conteúdo: responsável por criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para seu público-alvo;
- Publicidade online: de maneira a alcançar um público específico pode utilizar plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads para criar anúncios direcionados aos interessados nos produtos ou serviços;
- E-mail marketing: usar o e-mail marketing para compartilhar newsletter, ofertas e promoções.
Métricas
Por fim, as métricas que para uma estratégia de marketing digital são os indicadores usados para medir o desempenho das atividades de marketing.
As métricas de marketing digital dividem-se em duas categorias principais: Métricas de resultado e Métricas de desempenho.
Enquanto que as métricas de resultado medem o impacto direto das atividades de marketing nos resultados da empresa, como vendas, leads e receita. Por exemplo:
- Vendas: Quantas vendas foram geradas pelas atividades de marketing?;
- Leads: Quantos leads foram gerados pelas atividades de marketing?;
- Receita: Quanto de receita foi gerada pelas atividades de marketing?
As métricas de desempenho medem o desempenho das atividades de marketing em si, como alcance, engajamento e custo por aquisição. Por exemplo:
- Alcance: Quantas pessoas alcançaram pelas atividades de marketing?;
- Engagement: Quantas pessoas interagiram com as atividades de marketing?;
- Custo por aquisição: Quanto foi gasto para adquirir cada lead ou cliente?
Só para exemplificar, as métricas mais utilizadas como indicadores de sucesso são:
- Taxa de conversão: mede a percentagem de visitantes do site que realizam uma ação desejada, como fazer uma compra, adicionar ao carrinho ou subscrever a newsletter;
- Taxa de rejeição: dá a percentagem de visitantes do site que saem sem realizar uma ação desejada;
- Tráfego orgânico: refere-se ao número de visitantes do site que chegam através dos motores de pesquisa;
- Interação: mede a interação do público com a sua marca;
- ROI: O Retorno sobre investimento mede o lucro ou perda resultante do investimento em marketing digital.
As métricas escolhidas devem ser as certas, a fim de, concretizar os objetivos da estratégia de marketing e garantir que as decisões tomadas sejam bem informadas e sirvam para melhorar os resultados.
Fonte: the digital marketeer
Autor
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Beatriz Oliveira registada na Ilha Graciosa, estudou Gestão na Universidade dos Açores. Durante este período teve a oportunidade de desempenhar a função de Relações Empresariais no Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão. Após concluir a licenciatura tirou uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. Atualmente é aluna, do mestrado de Economia Internacional e Estudos Europeus, do ISEG.
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