SMART SUMMIT

Crowdfunding a nova ferramenta para os seus projetos

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O Crowdfunding é uma forma dinâmica de financiamento que permite que os projetos criativos, inovadores e sociais sejam financiados com o apoio de uma comunidade mais ampla. No entanto, é crucial que os criadores de projetos comprometam-se a cumprir as suas promessas e que os apoiantes estejam cientes dos riscos associados a cada campanha.

Existem vários tipos de Crowdfunding

Aqui estão os principais Crowdfunding que existem dentro das empresas coletivas e individuais:

  • Participação Acionária (Equity-Based);
  • Empréstimo (Debt-Based ou Crowdlending);
  • Doação (Donation-Based).

Como fazer um Crowdfunding para o seu negócio?

  1. Aceder a uma plataforma online de Crowdfunding;
  2. Criar uma campanha com a sua ideia de negócio;
  3. Estabelecer uma meta de financiamento;
  4. Fazer publicidade nas redes sociais.

Sites de Crowdfunding de Portugal

Existem várias plataformas de “Crowdfunding “que atendem a diferentes tipos de projetos e necessidades. Aqui estão alguns dos sites de “Crowdfunding” mais conhecidos de Portugal:

Como funciona?

O “Crowdfunding” funciona como um modelo de financiamento coletivo em que uma pessoa ou uma equipa (os criadores de projetos) busca arrecadar fundos para uma ideia, projeto ou causa por meio de contribuições financeiras de muitas pessoas. Esse processo ocorre em plataformas online especializadas em “Crowdfunding“, onde os criadores de projetos podem lançar as suas campanhas e os apoiantes podem fazer as suas contribuições.

A decisão de usar o “respetivo” depende das necessidades específicas da empresa, do seu perfil de risco e da sua capacidade de cumprir os termos do empréstimo. Vale a pena considerar essa ferramenta como parte de uma estratégia de financiamento mais ampla, mas é crucial realizar uma avaliação cuidadosa e entender completamente os termos e riscos envolvidos.

Para que os investidores possam decidir em que iniciativas investir, os empreendedores necessitam de divulgar algumas informações-chave:

  • A descrição do projeto ou produto a financiar;
  • A finalidade do financiamento;
  • O montante a angariar;
  • O prazo;
  • A quantia mínima de financiamento.

Quais são os desafios que existem no “Crowdfunding“?

Embora, o “Crowdfunding” ofereça benefícios significativos para o seu negócio, porém, existem alguns desafios e considerações que tanto para os investidores quanto para os mutuários que precisam levar em consideração:

  • Encontrar e implementar uma estratégia de marketing eficiente antes, durante e depois da campanha;
  • Criar uma mensagem adequada na descrição da campanha, que desperte interesse para o respetivo produto ou serviço;
  • Criar e planear o programa de recompensas para maximizar estrategicamente o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Por fim, estes desafios são os principais obstáculos que podem encontrar ao realizar uma campanha de “Crowdfunding“. Afinal, cada projeto vai ter que lidar com vários desafios diferentes, além dos comuns e aplicáveis a todas as campanhas.

Conclusão

Em conclusão, o “Crowdfunding” continua a desempenhar um papel significativo na democratização do financiamento, proporcionando oportunidades a uma variedade de criadores de projetos. Embora ofereça benefícios importantes, é essencial abordar cuidadosamente os desafios e considerações associados a cada modelo e plataforma.

Fonte: Vendus

Gostas da área de Marketing? Então vais adorar ler este artigo da Smart Summit:  “Conseguir trabalho em marketing sem experiência”

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!