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Dicas para tornar o teu anúncio mais apelativo 

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Indíce

Para chamar a atenção do público e o motivar a tomar uma ação (clicar no anúncio, visitar o website da empresa ou comprar um produto) é importante construir um anúncio apelativo. Para criar um anúncio apelativo, considerar as seguintes dicas. 

Título  

O título é a primeira coisa que as pessoas irão observar, por isso, é crucial que seja claro; conciso e deve chamar a atenção do público já dando a ideia do que o anúncio oferece. Ou seja, para criar um bom título deve: usar palavras-chave relevantes; ser breve, claro e direto ao ponto e também usar uma linguagem persuasiva. 

Imagem: Vídeo e Foto 

Tanto foto como vídeo é necessário que as imagens sejam de alta qualidade. Além disso, a maioria dos conteúdos são feitos para serem visualizados no telemóvel, por isso, deve usar proporções da imagem vertical ou quadrada. Pois, a maioria das pessoas seguram o telemóvel na vertical. Relativamente ao vídeo, com a popularização dos reels, tiktoks e shorts, as pessoas estão habituadas a ver vídeos curtos, ou seja, visão, som e movimento é importante para trazer qualidade visual, mas atenção para não exceder 60 segundos. 

A escolha de um (foto ou vídeo) em detrimento do outro dependerá dos seus recursos e do que pretende com o anúncio. De qualquer forma, deverá investir mais na imagem e reduzir o texto, uma vez que, as pessoas no Facebook e no Instagram veem os anúncios de uma forma rápida. De acordo, com um estudo realizado pela Mobile Marketing Association: o tempo para ver e reconhecer cognitivamente anúncios no computador duas em cada três foi de 2 a 3 segundos. No caso de anúncios em dispositivos móveis o tempo é de 0,4 segundos.  

Engagement 

Deve envolver o público com o seu anúncio. Incentivando-os a agir, como a clicar no anúncio, colocar gosto numa página da empresa, a compartilhar o anúncio, etc. Em síntese, é preciso usar uma linguagem persuasiva, considerando os interesses do público-alvo; utilize frases, imagens e vídeos atraentes; crie um senso de urgência e ofereça um incentivo, por exemplo, ofereça portes grátis ou ofereça um desconto para os seus clientes. 

Personalize 

Personalizar é a adaptar-se ao público-alvo. Seja no próprio produto e serviço de atendimento ou até mesmo à personalização da experiência de compra do cliente. Também na comunicação da marca (marketing) e na constução de um anúncio importa personalizar.

Através dos dados demográficos; comportamentais; descubra os interesses hábitos de consumo, para, desta forma, conseguir personalizar os anuncios considerando as preferências dos seus clientes. 

Formato 

Para tirar o melhor proveito dos anúncios deve testar as diferentes versões do seu anúncio para ver o que funciona melhor, além de escolher entre vídeo e foto, existem outras opções como por exemplo: 

  • Stories: Complemente o conteúdo do seu feed com anúncios no Instagram Stories. Pois ao partilhar o conteúdo autêntico que promova o produto ou a marca para fidelizar o cliente à marca;
  • Coleções: Quando os utilizadores veem o anúncio e se envolvem com este e ainda têm a opção de comprar diretamente. Pode alternar as fotos e vídeos para dar ao utilizador uma experiência diferenciada;
  • Carrossel: Adiciona outra camada às campanhas nas quais as pessoas podem deslizar para ver fotos ou vídeos adicionais em um único anúncio. Pode usar este tipo de anúncios para dar a conhecer as diferentes partes de um produto. Para dar dicas de utilização ou até para usar para criar storytelling sobre a marca. 

Fonte: Meta e jumpseller 

Autor

  • Beatriz Oliveira

    Beatriz Oliveira registada na Ilha Graciosa, estudou Gestão na Universidade dos Açores. Durante este período teve a oportunidade de desempenhar a função de Relações Empresariais no Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão. Após concluir a licenciatura tirou uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. Atualmente é aluna, do mestrado de Economia Internacional e Estudos Europeus, do ISEG.

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