SMART SUMMIT

Fábrica de Unicórnios

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Lançamento 

A Fábrica de Unicórnios, situada no Hub Criativo, foi inaugurada no dia 27 de outubro, pelo presidente da Câmara, Carlos Moedas, que admitiu que pretende que Lisboa seja “a capital da inovação do mundo”.  

O investimento foi cerca de 8 milhões de euros. No entanto, neste apoio não se incluem somente financiamentos públicos. Por sua vez, o projeto conta nas suas parcerias com a aposta de empresas privadas, como a Google, Galp e o BPI. 

O objetivo da Fábrica de Unicórnios de Lisboa é captar e apoiar startups, gerando riqueza, apostando na diversidade e na inovação, garantido, desta forma, a sustentabilidade da economia. Sendo, este o primeiro programa de scaleups em Portugal.

Estão aptas para este projeto qualquer empresa nacional ou internacional em início de vida, tendo a possibilidade de se tornarem em empresas avaliadas em pelo menos mil milhões de dólares, um “unicórnio”

Websummit 

Carlos Moedas esteve, no dia 1 de novembro, na abertura da Web Summit. O mesmo teve a oportunidade de falar sobre alguns dos seus projetos, incluindo a Fábrica de Unicórnios.  

(…) eu disse a toda gente que o meu sonho é que Lisboa seja a Capital Mundial da Inovação. Mas quais são os detalhes para conseguirmos fazer isso? Temos de ser capazes de ir para além da Web Summit. (…). Por isso, no próximo ano vamos fundar com a ajuda da Web Summit e de muitos de vós o que chamo o sonho da Fábrica de Unicórnios de Lisboa. (…) Será o espaço onde vamos ensinar os detalhes e os processos para que os jovens possam transformar as suas ideias em grandes negócios. E criar emprego e mudar o mundo e ter propósito. É para isso que a Fábrica de Unicórnios vai ser”. 

Carlos Moedas

A mensagem final deixada aos jovens empreendedores pelo presidente da câmara de Lisboa foi simples e clara: “Em tudo aquilo que fizerem na vida qualquer que seja o vosso projeto sonhem em grande, mas invistam nos detalhes. (…) porque isso é o que pode mudar o mundo (…). E se fizerem isso posso assegurar-vos uma coisa: Lisboa é o local certo para o fazer porque Lisboa é a única cidade que une os detalhes com os sonhos. Venham e fiquem em Lisboa (…).”. 

O que é Unicorn Factory Lisboa? 

Trata-se de uma marca umbrella que pretende agregar e expandir a sua atuação ao longo de toda a cadeia de valor, de forma a ter um forte impacto económico, nomeadamente com o Programa “Scaleup”, o Programa Soft Landing e através de hubs focados na inovação. 

A palavra de ordem aqui é facilitar, dando acesso a investimentos, mentores, parceiros estratégicos e potenciais clientes. Deste modo, espera-se impulsionar o crescimento dos fundadores. 

Programas já em 2023 

Em 2023, serão lançados dois novos programas: O Scaling Up Program e Soft Landing Program.  

Enquanto, que o Scaling Up Program fornece a mais de 20 scaleups de elevado potencial o apoio necessário para ajudar a desbloquear e maximizar o potencial de crescimento. Para tal, irá dotar os intervenientes de espírito critico e de ferramentas necessárias para ultrapassar as possíveis barreiras ao crescimento. 

Por sua vez, a Soft Landing Program tem o intuito de proporcionar “as ferramentas práticas, a informação e os recursos”, de modo a simplificar um processo de mudança, ou a expansão de operações para Lisboa, de startups e scaleups internacionais. 

Fontes: Diário de Notícias; Jornal de Negócios; Discurso de abertura da Web Summit 

Já leu o nosso artigo sobre a Web Summit Fora de Portugal? Clique aqui para saber mais

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!