SMART SUMMIT

Fraude de inteligência artificial pelo Jornal Irlandês

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O Jornal Irlandês pede desculpas por ter escrito um texto, para um dos seus artigos, através do uso da inteligência artificial.

The Irish Times – Diário Irlandês – pediu desculpas após ter publicado um artigo de opinião (falso) com o uso da inteligência artificial, onde afirmou ter sido vítima de uma “fraude deliberada”.

Na passada quinta-feira, um texto de opinião intitulado “A obsessão dos irlandeses pelo falso bronzeado é problemática” ganhou asas para a visão dos leitores em pouco tempo. Deste modo, tornou-se um dos mais lidos no Jornal.

O que fizeram para solucionar este problema?

Após o incidente, o jornal optou por retirar o referido artigo de circulação na sexta-feira. Posteriormente, no domingo, reconheceu-se que a sua publicação “constituía uma rutura de confiança entre o The Irish Times e os seus leitores”.

De acordo com um internauta entrevistado pelo jornal britânico The Guardian, cerca de 80% do conteúdo do artigo foi gerado utilizando a ferramenta de inteligência artificial GPT-4. Ademais, vale ressaltar que o gerador de imagens Dalle-E2 criou a foto de perfil apresentada.

O suposto autor alegou ser um estudante irlandês e afirmou ter redigido o artigo com o intuito de estimular um debate sobre política identitária e, ao mesmo tempo, “divertir os seus amigos”.

Qual foi o comunicado do Diretor de redação do Jornal?

Num comunicado, o diretor de redação do jornal, Ruadhan Mac Cormaic, afirmou que “o incidente revelou falhas nos procedimentos anteriores à publicação” dos artigos.

“Além disso, evidenciou um dos desafios impostos pela inteligência artificial aos meios de comunicação. Tal como os demais, iremos aprender e adaptar-nos”, acrescentou.

Artigo tendo por base o Sapo;

Já leu o artigo sobre as Maiores tendências de marketing para 2023? Clique aqui para saber mais!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!