A FRICON é uma empresa pioneira portuguesa no mercado português, no que diz respeito ao setor de refrigeração, a nível comercial e doméstico.
![](https://smartsummit.pt/wp-content/uploads/2023/03/123-2.jpg)
A FRICON decidiu investir cerca de seis milhões de euros. Deste modo, permitiu melhorias, desde os processos produtivos otimizados, o aumento da capacidade de produção e até o incremento da qualidade dos equipamentos. Com efeito, a empresa de Vila do Conde irá duplicar a sua capacidade de produção para 200 equipamentos por dia.
É importante salientar que cerca de 85% das vendas equivalem a exportações. Em consequência deste investimento trianual, conquistou mais dois mercados de exportação, sendo estes a Croácia e o Kosovo. Assim, a empresa conta com 118 parceiros espalhados pelo globo.
A presidente do conselho de administração da empresa, Isabel Azevedo, afirma que esse aumento de exportação advém da “crescente confiança e satisfação dos clientes com a marca”. Contudo, os principais destinos que contribuem para as vendas da empresa são Portugal, Espanha, Colômbia, África do Sul, Reino Unido e Polónia.
A FRICON em 2022 registou uma faturação no valor de 35 milhões de euros, um crescimento de 14%, em relação a 2021. Segundo a líder, este crescimento é consequência da resposta da empresa face às necessidades dos seus clientes.
Quais os desafios identificados pela FRICON?
A empresa identificou alguns problemas relacionados ao retalho alimentar, no que diz respeito à performance e eficiência energética dos equipamentos de frio. Contudo, a FRICON teve o desafio de aliar os benefícios centrais aos benefícios estéticos dos equipamentos de frio.
Quais os próximos passos da empresa?
A empresa participou da maior feira mundial de retalho, a Euroshop, em Dusseldorf, na Alemanha. A FRICON apresentou a sua mais recente evolução de frio, o Upperdeck Full Vision (UPD FV). Este equipamento permite um incremento na otimização do espaço dos pontos de venda.
Além disso, o UPD FV tem componentes plug in, resultando em uma maior eficiência energética. Assim, o equipamento poderá ser ligado a uma tomada comum.
Outro fator positivo, consiste na possível combinação com os equipamentos disponíveis no ponto de venda. Como este novo equipamento é composto por vidro, leva a que o consumidor tenha uma visibilidade completa dos produtos.
Qual a vantagem do UPD FV no mercado?
Como o equipamento permite ao consumidor a totalidade da visibilidade dos produtos, poderá resultar no incremento das vendas por impulso. Outra vantagem insere se na capacidade de armazenamento, pois reduz o número de vezes para repor o stock.
Já é possível adquirir o equipamento?
Segundo Isabel Azevedo o UPD FV “atraiu centenas de profissionais” na Euroshop. Deste modo, o equipamento já se encontra à venda, porém este ano irá ser lançada uma nova versão. Esta nova versão será lançada apenas com um design diferente, mas garantindo as mesmas características.
Fonte: dinheiro vivo
Já leu o artigo sobre a tributação das vendas dos markteplace? Clique aqui para saber mais!
Autor
-
A Rafaela Esteves é criadora de conteúdos na Smart Summit News. Estuda Gestão de Empresa na Universidade dos Açores e tenciona seguir a área de Contabilidade e Auditoria. Focada na solução, em vez do problema, e é aficionada por tudo o que lhe possa trazer novos conhecimentos.
View all posts