SMART SUMMIT

Google lança o Bard: o rival do Chat GPT 

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O novo concorrente do Chat GPT, o Bard, criado pelo Google, já está disponível em Portugal.  

Porque demorou a chegar a Portugal? 

O Bard foi lançado a 21 de março de 2023, porém só chegou a Portugal a 13 de julho. Isto deve-se ao facto de na União Europeia (UE), as regras de proteção de dados serem mais rígidas. Como tal, existem mais impedimentos à entrada como a preocupação em manter a privacidade, propriedade intelectual e combate à desinformação. 

No entanto, a ferramenta de inteligência artificial (IA),encontra-se já à disposição da maior parte dos países e em 40 idiomas diferentes. 

O que é o Bard? 

O Bard é um software experimental da Google baseado no modelo de linguagem (LLM). Este tem à disposição um conjunto de dados de texto e de código, por isso, consegue gerar texto, traduzir, escrever conteúdo criativo e responder a perguntas.  

Apesar de estar em desenvolvimento, o Bard já é capaz de executar uma diversidade de tarefas, nomeadamente: 

  • Gerar textos criativos (poemas, histórias, músicas, etc); 
  • Traduzir idiomas; 
  • Responder a perguntas de maneira informativa e abrangente; 
  • Escrever outro tipo de conteúdo (artigos, e-mails, cartas e resumos); 
  • Resolver problemas matemáticos e de programação; 
  • Criar arte e música. 

Em síntese, é uma ferramenta que pode servir vários propósitos. Como entretenimento, criação de conteúdo, negócios ou até mesmo para fins educacionais. 

Quais as limitações do Bard de momento? 

Por ser um software relativamente recente e uma tecnologia experimental ainda em desenvolvimento está sujeita a algumas limitações na sua utilização. Tais como, erros factuais; redigir um texto com informação irrelevante considerando a pergunta feita e ainda pode ser tendencioso nas respostas. Pois o está condicionado aos dados com que foi treinado. 

Contudo, o modelo de linguagem da Google permite se aperfeiçoar e apreender. Ou seja, o sistema necessita ser treinado com mais dados; atualizado com informações mais recentes e ganhar uma melhor compreensão do contexto das perguntas que lhe são feitas. Desta forma, aumentará a sua precisão e compreensão acerca do mundo, estará mais a par da atualidade e fornecerá conteúdo mais relevante e útil. 

Principais diferenças entre o Bard e o Chat GPT 

Tanto o Bard como o Chat GPT são modelos de linguagem (LLMs) treinados para serem informativos e abrangentes. Todavia, existem também diferenças importantes entre os softwares. 

Enquanto, o Bard é formatado através de um conjunto de dados de texto e código, o ChatGPT somente utiliza o texto. Como tal, o modelo da Google promete entender e responder a prompts mais complexos e técnicos do que o ChatGPT.  

Para além disso, o Bard consegue aceder e processar informações através do Google Pesquisa, ou seja, este modelo, ao contrário do ChatGPT, consegue fornecer informações mais atuais e exatas. 

Por fim, o Bard ainda está em desenvolvimento, enquanto o ChatGPT é um produto comercial. Isso significa que o Bard está constantemente aprendendo e melhorando, enquanto o ChatGPT não. 

Em resumo, ambos são modelos de linguagem poderosos, porém o ChatGPT é uma ferramenta mais apropriada para conversas de Chat.  

Fonte: Eco e Observador 

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!