SMART SUMMIT

Governo dos Açores incentiva a criatividade dos jovens

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O Governo dos Açores decidiu que, para este ano, irá disponibilizar um fundo de 100 mil euros para projetos dirigidos por jovens. As candidaturas estarão disponíveis desde o dia 15 de março. 

No que consiste o Apoio ao Empreendedorismo, Criatividade e Talento Jovem – AECT?

Este programa pretende apoiar o empreendedorismo, criatividade e talento dos jovens (AECT). Com efeito, a secretaria regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego publicou no dia 15 de março a regulamentação do apoio. 

Desta forma, o principal intuito consiste no incremento da atividade dos jovens, na sociedade, de uma forma positiva. Assim, os jovens irão beneficiar de inúmeras ações de formações certificadas. Em contrapartida, o projeto espera conseguir apoiar residências artísticas de curta duração.  

Quais são os objetivos deste apoio?

O AECT espera apoiar alguns pequenos projetos que relacionem o empreendedorismo e a criatividade dos jovens, de forma a potencializar a região de uma forma inovadora e juvenil. É importante realçar que o programa estimula projetos preocupados com o meio ambiente.  

Desta forma, permite aos jovens açorianos usar as suas ideias e o seu talento para um fim maior, desenvolver a região.  

De acordo com Maria João Carreiro, o governo quer apoiar a “juventude” e como tal, todo o apoio em “programas que visam a criação de competências não formais” são “essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional”

Quais os requisitos para a candidatura?

Ora, se tens entre 16 e 30 anos e se és residente ou natural da Região, poderás participar sem qualquer problema! 

Além disso, terás que pertencer a uma Entidade privada sem fins lucrativos ou se tiveres algum projeto cuja intenção seja a divulgação da identidade açoriana. E ainda, também podes participar se fores reconhecido com o estatuto de artesão, pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores. Em última instância, o programa aceita candidaturas em grupos, num registo informal.  

Quanto tempo tenho para candidatar me?

Segundo Maria João Carreiro este programa é “muito abrangente, diversificado e justo na sua natureza”. Como tal, por permitir a presença de grupos informais de jovens terá um “impacto junto da comunidade”. Assim, se tens interesse em participar, as candidaturas começam esta quarta-feira e finda num prazo de 45 dias. Clica aqui para te inscreveres! 

O governo disponibilizou “para este ano 100 mil euros de apoio a programas de criatividade juvenil”. Portanto, se cumpres os requisitos e se sente que vais ao encontro dos ideais do programa, não percas esta oportunidade! 

Fonte: Governo dos Açores e Açoriano Oriental.

Já leu o último artigo sobre os próximos passos da FRICON? Se tens curiosidade para saber mais, clique aqui!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!