Considerando a preocupação política e social em cumprir o acordo de Paris, ainda para mais, pelos recentes protestos contra os combustíveis fósseis que assistimos um pouco por todo o mundo, torna-se definitivamente urgente rever os hábitos de consumo, de forma a que, estes sejam mais equilibrados. Daí surge um novo conceito em confronto entre dois eventos populares: Green Friday.
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Green Friday vs Black Friday
Black Friday é uma tradição que surgiu nos Estados Unidos da América, que marca o início do período de compras para a época natalícia recheado de promoções. Acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças norte americano, isto é, no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Da mesma forma, nasce a Cyber Monday, um dia dedicado às compras online que ocorre na segunda-feira depois da Ação de Graças.
Por outro lado, em contraste a estes rituais consumistas, assistimos uma mudança de paradigma que emerge numa sociedade civil mais consciente e cuidadosa quanto às suas práticas de compras. Existe, por este tipo de consumidor, uma procura por marcas que partilhem dos mesmos valores sociais e ambientais. Desta forma, o comércio local recupera importância, os produtos em segunda mão tornam-se uma preferência, assim como, produtos artesanais.
Desta modo, chega-nos o conceito: Green Friday. Esta iniciativa de sensibilização ambiental vem como oposição à Black Friday. É um movimento que defende um consumo diferente, responsável e sustentável. As marcas em vez de oferecerem um desconto nos seus produtos ou serviços, promovem outras ações de compensação, tais como: troca de artigos antigos por benefícios, iniciativas que diminuem da pegada ecológica pela compra de algum artigo, ou campanhas onde parte quantia da compra é entregue a ações de caráter ambiental.
Empresas que aderiram à Green Friday em 2022
Beleza e cuidados de pele
Benamôr (25 a 27 de novembro): 1% das vendas é destinado à organização Plantar uma Árvore. Também na compra de um artigo nas lojas físicas, o cliente é presenteado com um creme de lábios e um creme de mãos de 10 mililitros, na aquisição de dois produtos recebe um creme de lábios de 10 mililitros; em compras superiores a 50€ um refill de Gel de Banho Jacarandá de 500 mililitros e em compras superiores a 70€ oferta de um tote bag reutilizável.
Ringana: na devolução de dez frascos vazios (completos) da marca, poderá receber um produto Ringana à sua escolha. Esta entrega poderá ser feita por correio na caixa da última encomenda, sendo que, o voucher depois enviado por email.
Comida
Iswari (7 de novembro e até ao final do mês): a iniciativa reverte 15 cêntimos de cada produto vendido para o fundo de plantação de árvores Ecosia. Em simultâneo, há descontos até 35 % em diferentes produtos da marca no site
Casa
IKEA (15 e 29 de novembro): torque os artigos de decoração e mobiliário durante a Green Friday por um voucher que pode ser gastado em loja. Membros da IKEA Family recebem mais 50% do valor da venda.
Fontes: Observador e Briefing
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Autor
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Beatriz Oliveira registada na Ilha Graciosa, estudou Gestão na Universidade dos Açores. Durante este período teve a oportunidade de desempenhar a função de Relações Empresariais no Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão. Após concluir a licenciatura tirou uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. Atualmente é aluna, do mestrado de Economia Internacional e Estudos Europeus, do ISEG.
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