SMART SUMMIT

Green Friday 

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Considerando a preocupação política e social em cumprir o acordo de Paris, ainda para mais, pelos recentes protestos contra os combustíveis fósseis que assistimos um pouco por todo o mundo, torna-se definitivamente urgente rever os hábitos de consumo, de forma a que, estes sejam mais equilibrados. Daí surge um novo conceito em confronto entre dois eventos populares: Green Friday.

Green Friday vs Black Friday 

Black Friday é uma tradição que surgiu nos Estados Unidos da América, que marca o início do período de compras para a época natalícia recheado de promoções. Acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças norte americano, isto é, no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Da mesma forma, nasce a Cyber Monday, um dia dedicado às compras online que ocorre na segunda-feira depois da Ação de Graças. 

Por outro lado, em contraste a estes rituais consumistas, assistimos uma mudança de paradigma que emerge numa sociedade civil mais consciente e cuidadosa quanto às suas práticas de compras. Existe, por este tipo de consumidor, uma procura por marcas que partilhem dos mesmos valores sociais e ambientais. Desta forma, o comércio local recupera importância, os produtos em segunda mão tornam-se uma preferência, assim como, produtos artesanais.  

Desta modo, chega-nos o conceito: Green Friday. Esta iniciativa de sensibilização ambiental vem como oposição à Black Friday. É um movimento que defende um consumo diferente, responsável e sustentável. As marcas em vez de oferecerem um desconto nos seus produtos ou serviços, promovem outras ações de compensação, tais como: troca de artigos antigos por benefícios, iniciativas que diminuem da pegada ecológica pela compra de algum artigo, ou campanhas onde parte quantia da compra é entregue a ações de caráter ambiental. 

Empresas que aderiram à Green Friday em 2022 

Beleza e cuidados de pele 

Benamôr (25 a 27 de novembro): 1% das vendas é destinado à organização Plantar uma Árvore. Também na compra de um artigo nas lojas físicas, o cliente é presenteado com um creme de lábios e um creme de mãos de 10 mililitros, na aquisição de dois produtos recebe um creme de lábios de 10 mililitros; em compras superiores a 50€ um refill de Gel de Banho Jacarandá de 500 mililitros e em compras superiores a 70€ oferta de um tote bag reutilizável. 

Ringana: na devolução de dez frascos vazios (completos) da marca, poderá receber um produto Ringana à sua escolha. Esta entrega poderá ser feita por correio na caixa da última encomenda, sendo que, o voucher depois enviado por email. 

Comida 

Iswari (7 de novembro e até ao final do mês): a iniciativa reverte 15 cêntimos de cada produto vendido para o fundo de plantação de árvores Ecosia. Em simultâneo, há descontos até 35 % em diferentes produtos da marca no site 

Casa  

IKEA (15 e 29 de novembro): torque os artigos de decoração e mobiliário durante a Green Friday por um voucher que pode ser gastado em loja. Membros da IKEA Family recebem mais 50% do valor da venda.  

Fontes: Observador e Briefing 

Gostou deste artigo? Já leu este artigo?

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!