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Indíce

As marcas estão a potenciar os assistentes de voz na forma como elaboram a sua comunicação.

Rui Correia Nunes, Managing Director da agência Karma Network e ex-director de desenvolvimento de negócio da Google em Portugal, é um defensor de que as marcas estão a potenciar as assistentes de voz na sua comunicação.

Quando começou

O controlo de voz foi uma tendência iniciada em 2019 e sem dúvida que veio para ficar, alterando completamente o modo de viver dos particulares. Questionou-se o acompanhamento das empresas a estas novas tendências de IA do ecossistema digital. Analogamente, empresas como o grupo C. Santos VP com a marcação de testdrive por voz na Mercedez mostraram-se como inovadores à medida do desafio.

Os EUA foram o primeiro país a registar uma crescente adoção exponencial dos serviços de IA com assistência de voz. Desde a Alexa, à Siri, ou à Cortana. No entanto, apesar de todos estes assistentes divergirem em alguns aspetos a forma como as marcas começam a explorar as utilidades das mesmas são parecidas.

Como é que estão a alterar a comunicação das marcas

Otimização de conteúdos para pesquisas de voz

Existem diversas técnicas que permitem às marcas ficarem no topo dos motores de pesquisa mesmo utilizando controlos de voz. Entretanto, a presença de tags e ter as respostas claramente definidas ao que o consumidor procura são alguns exemplos.

Estas técnicas irão permitir que as marcas posicionem-se como topo de motores de busca nas categorias que dominam, consolidando este pódio com os parceiros tecnológicos que desenvolveram as ferramentas de controlo de voz.

Encomendas de produtos, ou serviços, através de voz

Iria ser possível aumentar a aproximação das marcas aos seus atuais clientes numa perspetiva de fidelização e conquista de novos portfólios de clientes pela facilitação do processo.

Pretende-se com isto rentabilizar a conveniência natural da interação por voz desenvolvendo similarmente a própria IA.

Conteúdos que aumentam o público geográfico do negócio

Pensar mais além no produto é essencial no mercado mundial altamente competitivo. Estabelecer parcerias e adotar abordagens criativas pode ajudar neste novo tipo de pesquisa por voz que facilitam a descoberta do caminho dos sistemas de IA de voz e o trabalho dos marketers.

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