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Intermarché não se preocupa com a concorrência e novos outdoors provam isso!

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Indíce

Os novos outdoors do supermercado, localizado por todo o país e desenvolvidos pela agência Stream and Tough Guy (SaTG), informam, onde fica o Intermarché de forma inusitada.

Confiança!

Em vez do tradicional, “a 1 km” ou “a 5 minutos” os outdoors direcionam os clientes para o Intermarché usando a distância que fica em relação à concorrência “1 km depois do Continente, do lado esquerdo”.

A razão que justifica esta ousadia é a: Confiança! Convictos do posicionamento e da diferenciação do supermercado em relação à concorrência. Devido a ter produtos regionais de qualidade e pela sua proximidade com os produtores locais.

“Quando se tem mais de 260 supermercados que fornecem, por exemplo, vinhos diferentes consoante a região onde estão porque conhecem e confiam nos produtores locais, tem-se algo que as outras insígnias não têm. Cada Intermarché tem um proprietário, que tem um nome, que é conhecido pelas pessoas da região. Isso faz do Intermarché mais daquela região do que qualquer outro supermercado”, afirma Ernesto Cunha, elemento do conselho de administração do Intermarché, citado em comunicado.

Diferenciação e Posicionamento do Intermarché

O Intermarché destaca-se da concorrência pela relação de proximidade com os produtores e com a comunidade local que cada loja serve. A estrutura organizacional do retalhista diferencia-se, uma vez que, é o único Grupo que é dirigido diretamente por empresários independentes. Estes são proprietários e responsáveis pela gestão de cada Loja. Beneficiando de uma estrutura comuns: de vendas, logística, direção comercial, desenvolvimento, qualidade, etc.

O supermercado está em Portugal há mais de 20 anos. Contando com 240 pontos de venda, espalhados por 180 conselhos. Como tal, consolidou-se no nosso país e apresenta uma insígnia constituída por empresas de dimensão humana. Baseada na partilha da experiencia dos clientes e na adaptação ao ambiente onde se inserem, valorizando mercados de proximidade e de rapidez na compra.

Por isso, sem este histórico não seria possivel colocar à disposição dos clientes a localização da concorrência. Pois não seria da mesma forma relevante e memorável.

Miguel Durão, Creative Partner da Stream and Tough Guy, acrescenta que “este desafio implica perceber a localização exata de cada Intermarché em relação à concorrência e em relação ao outdoor em si. São muitas horas a percorrer quilómetros no Google Maps mas vale a pena quando o resultado é uma campanha de outdoor rica em execuções e diferente do habitual.”

Marketing de guerrilha

“Para dizer apenas que ‘o Intermarché fica a 200 metros à direita’, não é necessário recorrer a uma agência de publicidade. Para se captar a atenção das pessoas, no meio de tanto ruído visual, e encontrar um conceito de comunicação que rompa com o panorama habitual da comunicação direcional foi preciso recorrer a uma fórmula disruptiva que despertasse a curiosidade – falar da localização das lojas do Intermarché tendo por referência as lojas da concorrência provou ser algo surpreendente que serviu dois propósitos: o direcional e o institucional”

João Ribeiro, managing partnet da SATG

Assim surge uma campanha que, de acordo, com o mesmo é ao mesmo tempo, uma ideia para o social media e de relações públicas. Isto porque devido ao conteúdo dos cartazes gerou-se algum debate.

Nomeadamente, comentários, acerca da lei da concorrência e da própria inclusão dos nomes dos principais concorrentes. Acontece que o setor de retalho vive da interação com os diversos players. Por exemplo, no mecanismo de promocionais e de preços. Sendo do assim, porque não abordar também esta dinâmica, mas centrando-a na comunicação? Apesar, da abordagem criativa parecer inusitada, a campanha não foi laçada sem antes passar pela consulta de advogados e da autorregulação publicitária. Cada outdoor, apenas dá uma informação verdadeira e incontestável. Nunca recorrendo ao uso da difamação, somente do bom humor.

Quanto à possibilidade de reposta da concorrência é sempre benefico para o Intermarché. Por um lado, se existir resposta a história prolonga-se. Por outro lado, se não acontecer significa continuam focados nas próximas campanhas.

Fonte: Imagens de Marca; Eco e Meios e Publicidade

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