SMART SUMMIT

Linha de Crédito para os Pescadores e Armadores Açorianos

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Encontra-se em fase de negociação, entre o Governo dos Açores e a Banca, uma linha de crédito, com vista a apoiar os pescadores e armadores da região. Esta possui como objetivo a ajuda na crise inflacionista e no combate ao aumento das taxas de juro.                                                    

O Presidente da Região Autónoma dos Açores esteve presente no porto de pescas de Rabo de Peixe, quando divulgou que este apoio estava prestes a ser realizado. Como tal, o mesmo vai incidir em todos os pescadores e armadores açorianos, no valor máximo de 2 mil euros. Além disso, os barcos que necessitem de reparação, ou outras operações que não foram referidas por José Manuel Bolieiro, também estão incluídos nesta medida, podendo receber um valor de até 75 mil euros.

 O Líder Executivo dos Açores informou que estão a ser criadas e formuladas regras para esta medida. Contudo, o Governo está a planear desburocratizar o processo e deter uma ajuda direta na liquidez do pescador ou armador. É importante realçar que esta linha de crédito não é a única. Encontra-se ainda aberta a primeira fase da candidaturas à ajuda sobre sobrecustos dos combustíveis e dos seguros.  

No que diz respeito a este apoio já a decorrer, o Presidente afirma que os pagamentos serão realizados entre o final do mês de novembro e o final de 2022. Além disso, salienta-se que as ajudas nos combustíveis e nos seguros representam uma verba de 200 mil euros.

Outra consideração que José Manuel Bolieiro referiu consiste na cooperação entre o governo e a Federação de Pescas. O objetivo reside na obtenção de mais apoios da União Europeia para a economia do mar dos Açores e da pesca. Por fim, o discurso finaliza com o desejo de querer que o pescado tenha o seu valor justo e qualidade, não só para consumo interno como para exportar para outros países. 

Fonte: Diário dos Açores

Já leu este artigo? Clique aqui para saber mais!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!