Maximizar o ROI em publicidade é uma busca constante por parte dos profissionais de marketing e dos anunciantes. Por isso, saber o que pode influenciar esta métrica é imprescindível.
Neste contexto, a Meios e Publicidade falou recentemente de um estudo internacional intitulado “A Tripla Oportunidade da Atenção”. Liderado por Rob Brittain, Orlando Wood e Karen Nelson-Field, este estudo identifica três fatores fundamentais para alcançar este um ROI bastante positivo.
O que é o ROI?
Em primeiro lugar, relembramos esta métrica.
ROI, ou Retorno sobre o Investimento (em inglês, Return on Investment), é uma métrica financeira que avalia a eficiência e a lucratividade de um investimento. É frequentemente utilizado para determinar o benefício financeiro que uma empresa ou indivíduo obtém em relação ao custo do investimento. Por exemplo, no caso da publicidade, uma empresa pode calcular o ROI de uma campanha publicitária comparando o custo da campanha com o aumento nas vendas ou no reconhecimento da marca. Assim, um ROI positivo significa que a campanha gerou mais receita do que custos, tendo sido lucrativa.
A Tripla Oportunidade da Atenção
1.Escolha da Plataforma:
Karen Nelson-Field, professora e fundadora da Amplified Intelligence, que monitoriza os níveis de atenção, sublinha relativamente a este campo que “cada formato, plataforma, duração do anúncio e grupo demográfico tem uma curva de queda de atenção ligeiramente diferente.” Por isso, a seleção da plataforma de anúncios desempenha um papel crucial no sucesso de uma campanha publicitária. Além do mais, é importante considerar as tendências emergentes no uso de plataformas digitais, como o crescimento das redes sociais, o aumento do consumo de vídeo online e a importância do mobile marketing. Nelson-Field reforça que é “literalmente por isso que nem todo alcance é igual”.
2. Criatividade da Campanha:
A criatividade tem um papel central para maximizar o ROI em publicidade. Orlando Wood, Chief Innovation Officer do System1, uma empresa global de pesquisa de marketing, enfatiza que “a criatividade é o fator-chave para estimular uma resposta emocional dos consumidores impactados por uma campanha”.
Não só uma campanha criativa atrai e prende a atenção dos consumidores, como também contribui para aumentar a memorização de marcas e empresas. Na verdade, o estudo revela que o sucesso da campanha pode aumentar até 65%, mediante a criatividade. Para isso, é crucial investir em equipes de criação talentosas e estratégias que envolvam os espectadores de maneiras únicas e memoráveis. Até porque, como reforça Karen Nelson-Field, a decadência do nível de atenção e da lembrança pode mesmo ser a razão que leva o público a virar-se para a concorrência.
3. Investimento Adequado:
O montante investido também é importante para os resultados de uma campanha publicitária. De acordo com especialistas, a alocação adequada de recursos pode ter impactos significativos nos negócios. Ou seja, ter um orçamento flexível, que permita ajustes ao longo da campanha, é essencial para aproveitar oportunidades inesperadas e otimizar o desempenho.
Pontos extra para maximizar o ROI em Publicidade
Há ainda outros aspetos que podem influenciar o ROI.
Segmentação de Público:
Uma estratégia de segmentação de público-alvo eficaz é crucial para o sucesso da publicidade. Portanto, ao direcionar mensagens específicas para grupos demográficos ou interesses específicos, as campanhas podem ser mais eficazes. Assim, utilizar ferramentas de análise de dados e monitoramento em tempo real para ajustar a segmentação à medida que a campanha avança pode maximizar o impacto.
Métricas de Sucesso:
Além do ROI, é importante considerar outras métricas de sucesso como CTR (Taxa de Cliques), CPA (Custo por Aquisição) ou CLV (Valor Vitalício do Cliente). Assim, consegue avaliar de forma abrangente a eficácia da campanha e, ao longo do tempo, ajustar a estratégia conforme necessário.
Rob Brittain, especialista em marketing de desempenho, destaca que “a tripla oportunidade para os profissionais de marketing e os anunciantes passa por uma publicidade que desperta emoções, veiculada em plataformas que despertam maior atenção, apoiada por um nível de investimento adequado”.
Resumindo, a maximização do ROI na publicidade requer uma abordagem estratégica. Esta abordagem deve combinar a escolha da plataforma, a criatividade, um investimento adequado, segmentação de público-alvo e a consideração de várias métricas de sucesso. Desta forma as marcas podem marcar a diferença para impulsionar o crescimento dos negócios e garantir que as marcas permaneçam na mente dos consumidores.
Autor
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Estudou Publicidade e Relações Públicas na Escola Superior de Educação de Viseu, trabalha como Responsável de Marketing a tempo inteiro e faz trabalhos em regime freelancer na área de design e gestão de comunicação, conteúdos e redes sociais. É apaixonada pelas palavras e tem o blog Este Outro Mundo, de escrita criativa, há mais de 10 anos. Está em constante procura da melhor forma de tornar as marcas mais humanas e das novas tendências de comunicação.
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