As métricas de marketing são essenciais para avaliar o desempenho das suas estratégias e garantir que têm os resultados desejados. No entanto, com tantas métricas disponíveis, pode ser difícil saber por onde começar.
![grupo de pessoas reunido em volta de uma mesa a estudar as métricas essenciais de marketing](https://smartsummit.pt/wp-content/uploads/2023/05/estatisticas-marketing-avaliacao-1024x683.jpg)
Neste artigo, descubra as 5 métricas que deve seguir para avaliar o desempenho das suas estratégias.
1. Taxa de Conversão:
Taxa de conversão é uma métrica fundamental que indica quantos visitantes da página, publicação ou publicação realizaram a ação desejada, como fazer uma compra ou subscrição de newsletter.
2. Taxa de Rejeição (Bounce Rate):
Ao contrário da Taxa de Conversão, a Taxa de Rejeição é uma métrica que indica quantos visitantes deixam a página sem realizar nenhuma ação desejada. Desta forma, uma taxa de rejeição alta pode significar problemas com o design do site ou conteúdo pouco relevante ou atraente.
3. Custo por Lead (CPL)
O custo por lead mede o valor gasto para adquirir um novo lead ou potencial cliente. Ou seja, o CPL mede o custo médio de cada conversão obtida em cada campanha/iniciativa. O cálculo do CPL é feito dividindo o custo total da campanha pelo número de leads gerados.
4. Tempo Médio de Permanência
O Tempo Médio de Permanência é uma métrica que indica quanto tempo os visitantes permanecem na página ou plataforma. Assim, esta métrica é importante para avaliar a relevância do conteúdo e a experiência do usuário.
5. Taxa de Cliques (Click-Through Rate):
A Taxa de Cliques é uma métrica que indica quantas vezes os usuários efetivamente clicaram no link apresentado num anúncio, publicação ou página. Ou seja, é fundamental para avaliar a eficácia dos anúncios e para melhorar as campanhas de marketing.
Antes de mais, as métricas não são, obviamente, a única coisa a ter em consideração (descubra aqui o que é tendência este ano e também o pode ajudar). Mas, as cinco métricas apresentadas neste artigo são essenciais para qualquer profissional de marketing avaliar o desempenho das suas campanhas. Acompanhe estas métricas regularmente e faça ajustes quando necessário, para conseguir melhorar o seu desempenho e alcançar os seus objetivos.
Autor
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Estudou Publicidade e Relações Públicas na Escola Superior de Educação de Viseu, trabalha como Responsável de Marketing a tempo inteiro e faz trabalhos em regime freelancer na área de design e gestão de comunicação, conteúdos e redes sociais. É apaixonada pelas palavras e tem o blog Este Outro Mundo, de escrita criativa, há mais de 10 anos. Está em constante procura da melhor forma de tornar as marcas mais humanas e das novas tendências de comunicação.
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