SMART SUMMIT

O papel central da IA generativa nas empresas: 84% dos líderes tecnológicos em Portugal afirmam sua relevância. 

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

O relatório State of IT Report da Salesforce destaca tendências esperadas por líderes de TI sobre a IA generativa. O estudo incluiu 4.300 profissionais de 28 países, incluindo Portugal. Deste conclui-se que 84% dos inquiridos portugueses veem a IA generativa no centro das empresas. 

Os sistemas similares ao ChatGPT estão revolucionando o setor de TI. Como tal, 72% dos profissionais afirmam que o papel da IA está claro, mas sua relevância deve aumentar. No entanto, a ética ainda é uma preocupação para 56% dos inquiridos. 

Só em Portugal, 55% dos inquiridos veem as empresas de TI enfrentando dificuldades em acompanhar a demanda. Prevê-se que 68% dos projetos aumentarão a exigência nos próximos 18 meses. 

Para enfrentar essas dificuldades, 85% dos profissionais de TI em Portugal focam na melhoria da eficiência operacional. Sob o mesmo ponto de vista, um outro estudo, realizado pela Accenture destaca a falta de conhecimento tecnológico em cargos de administração, com apenas 5% dos membros de conselhos em Portugal possuindo conhecimentos tecnológicos. 

Poucos profissionais em Portugal conseguem responder aos pedidos sem usando a IA

De acordo, com o trabalho da Salesforce, apenas 19% dos profissionais de TI em Portugal conseguem responder a todos os pedidos para desenvolvimento de aplicações. Para aumentar a capacidade, 80% adotaram ferramentas low-code ou no-code, e 39% utilizam formatos de programação por composição. 

Além disso a segurança tem sido o tema prioritário, embora 66% dos profissionais têm encontrado algumas dificuldades em equilibrar objetivos de negócio com necessidades de segurança. As escolhas mais comuns são a encriptação de dados (53%) e autenticação multifator (58%). 

Segundo Fernando Braz, Country Manager da Salesforce Portugal, destaca o desafio enfrentado pelas empresas nos últimos anos devido à pandemia e condições económicas, exigindo mais dos departamentos de TI. Ser líder de TI torna-se desafiante, mas juntamente gratificante.

Veja na galeria mais dados do estudo:

Fonte: SapoTEK

Veja os meus outros artigos aqui

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!