O Benchmarking vem da palavra “benchmark“, que significa “avaliação comparativa“. Trata-se de uma ferramenta importante que serve para identificar as falhas da sua empresa e comparar com as outras concorrências, por exemplo, a qualidade dos seus produtos e os seus procedimentos empresariais. O seu objetivo principal é procurar as melhores práticas possíveis e arranjar outras maneiras de melhorar os processos do seu negócio.
![Venha conhecer a ferramenta Benchmarking.](https://smartsummit.pt/wp-content/uploads/2023/12/O-que-e-Benchmarkin-1024x1024.png)
Quais são os tipos de Benchmarking que existem?
- Benchmarking interno: Esta área serve para comparar os diferentes tipos de departamentos ou as unidades dentro das empresas e ajudar a promover a colaboração das outras áreas;
- Benchmarking competitivo: Esta área envolve concorrência, ou seja, comparar produtos, serviços, campanhas, vendas e estruturas organizacionais;
- Benchmarking genérico: A organização compara o seu desempenho com as outras empresas de vários setores;
- Benchmarking funcional: A ferramenta concentra-se em áreas de operações específicas como por exemplo, vendas, marketing, satisfação dos clientes, entre outras coisas;
- Benchmarking de processo: Nesta área a ferramenta foca na melhoria dos processos operacionais, identificando várias maneiras de otimizar a eficiência, tentar reduzir os custos e melhorar a qualidade;
- Benchmarking de desempenho: Serve para ajudar a definir as suas metas de melhoria e avaliar o seu desempenho geral.
Qual é a importância do Benchmarking?
É um recurso importante para a gestão de negócios e desempenha um papel fundamental para as empresas na busca pela excelência operacional, na adaptação às mudanças e na construção de vantagens competitivas, proporcionando uma base sólida para a tomada de decisões informadas e a melhoria contínua. A importância do Benchmarking é significativa e abrange alguns aspetos estratégicos e operacionais nas organizações.
Desvantagens sobre o Benchmarking
O Benchmarking apesar de ser uma ferramenta extremamente poderosa para promover a inovação das empresas, os empresários terão que enfrentar alguns “desafios e limitações“.
Aqui estão algumas desvantagens:
- Disponibilidade de dados;
- Manutenção e acompanhamento;
- Confidencialidade e concorrência;
- Falta de contexto histórico;
- Falta de entendimento interno;
- Comparações mal realizadas que podem prejudicar a vida dos empreendedores.
Além disso, continua a ser um programa prestável para as organizações que desejam melhorar o seu desempenho e permanecer competitivas.
Portanto, é fundamental abordar essas limitações com “estratégias flexíveis e criativas” para obter o máximo benefício para o seu negócio evoluir e atrair mais clientes.
Conclusão
Por fim, para obter sucesso com esta ferramenta digital, as organizações terão que adotar uma abordagem cuidadosa e estratégica para não haver consequências dentro da sua empresa. É uma ótima plataforma para os empreendedores aprimorarem os seus negócios e alcançarem os seus objetivos de uma forma simples e eficaz. Por último, o Benchmarking não é apenas uma simples “técnica“, mas sim uma melhoria nos processos organizacionais.
Autoria: Rui Botelho
Fonte: Vendus
Gostas da área de Marketing? Então vais adorar ler este artigo da Smart Summit: “Marketing de (e para) adultos”
Autor
-
Estudou Gestão em Qualidade, Ambiente e Segurança na Escola Profissional das Novas Tecnologias, trabalha como copywriter/voluntário na Empresa Smart Summit. É apaixonado pela área de Marketing Digital e Turismo. Atualmente trabalha no Snack Bar Paraíso como empregado mesa bar.
View all posts