SMART SUMMIT

Ondas de Inovação: Parceria Portuguesa Atrai Gigante Energética Francesa

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

A empresa sueca CorPower Ocean revelounesta terça-feira o interesse da renomada Total Energies – gigante energética francesa.

A empresa sueca CorPower Ocean, pioneira nos testes de aproveitamento da energia das ondas para a geração elétrica no norte de Portugal, revelou nesta terça-feira que o seu projeto-piloto HiWave-5 conquistou o interesse da renomada Total Energies, gigante energética francesa.

Onde se situa este projeto?

Este projeto está a ser desenvolvido nas águas costeiras ao largo da Póvoa do Varzim (Aguçadoura). Corresponde a um local que já acolheu os testes bem-sucedidos das plataformas eólicas flutuantes do parque Windfloat Atlantic, da Ocean Winds (EDP e Engie).

No que se centraliza a atenção da Total Energies?

O cerne da atenção da Total Energies é a tecnologia inovadora denominada “Wave Energy Converter” (WEC). Em termos práticos, trata-se de um dispositivo de grande porte. Aproveitando sobretudo a intensidade das ondas oceânicas, o WEC converte essa energia em eletricidade, injetando-a na rede elétrica através de um cabo submarino. Ademais, a notoriedade do potencial desta fonte de energia renovável – aliada ao êxito do projeto em Portugal – suscitou o interesse da Total Energies.

Atualmente, é integrante do “Pilot Access Program” da CorPower Ocean. Este programa permite à gigante francesa acesso privilegiado aos detalhes da tecnologia. Deste modo, garante uma eficiência na avaliação da viabilidade dessa solução para a descarbonização da empresa.

Desde sua instalação em agosto, o dispositivo C4 WEC resistiu a várias tempestades. Assim, insere-se a Babet, Aline, Ciarán e Domingos, enfrentando ondas de até 18 metros. Em outubro, após apenas sete semanas “on site”, o Conversor de Energia das Ondas começou a exportar eletricidade para a rede elétrica portuguesa.

Quais são os compromissos da Total Energies?

Num comunicado, a Total Energies expressou o compromisso com uma energia mais sustentável, confiável e acessível. Foi destacada sobretudo a participação no programa da CorPower Ocean como um meio para apoiar suas ambições na transição energética global.

A empresa, conhecida por sua atuação em petróleo, biocombustíveis, gás natural, gases renováveis e eletricidade, enxerga na inovação do projeto português uma peça fundamental para abordar sobretudo a transição energética de maneira abrangente.

Ao longo do programa, a CorPower Ocean proporcionará à Total Energies um acesso abrangente aos dados, resultados e operações do dispositivo C4 WEC, já instalado no mar em Portugal. Ademais, em uma segunda fase, serão fornecidas informações mais abrangentes sobre os quatro conversores de energia das ondas que compõem o projeto HiWave-5 (1,2 MW).

Este artigo teve por base a Cofina Media;

Já leu o artigo sobre “Cientistas de Portugal e Itália introduzem uma técnica inovadora para certificar computadores quânticos”? Clique aqui para saber mais!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!