SMART SUMMIT

Os portugueses fazem formação?

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Apesar de em Portugal existir mais licenciados que na média da EU quando observamos a formação para adultos, Portugal fica colocado em 10º dos piores países da UE.

Em 2021, 41% da população da UE com idades entre 25 e 34 anos tinha concluído o ensino superior, menos que em Portugal. No entanto, menos de metade dos portugueses participaram em atividades de educação em 2022, mostram os dados do INE. Ao passo que Portugal está no 18º lugar da tabela europeia no que diz respeito à formação dos adultos.

A tendência da população residente em Portugal (25-64 anos), entre 2016 e 2022, para participar em atividade de educação (formal e não formal) diminuiu. Passando de 46,1% para 44,2%.

Além disso, a frequência em atividades de educação foi superior entre os homens (45,5%) do que entre as mulheres (43,0%).

Comparativamente com a UE, Portugal (44,2%) ficou abaixo da média comunitária (46,6%), tornando-se um dos 13 países nesta situação.

Contudo, à semelhança do acontece nos restantes países da UE, em Portugal a participação em atividades de educação aumenta com o nível de escolaridade. No país lusitano adesão foi mais do dobro entre os que possuíam o ensino superior (68,3%). Enquanto que na população que completou o terceiro ciclo do ensino básico (27,3%).

Também se verifica que participação em formação é mais elevada na população empregada. No caso português, 50,6% da população empregada participou em neste tipo de atividades. Já na população desempregada aderiram a atividades de educação 29,2% e na população inativa apenas 17,8% participou em atividades do género.

De acordo com o INE, sabe-se ainda que a maioria das atividades de educação não formal relacionadas com o trabalho foi financiada pela entidade empregadora. Neste caso, Portugal (34,1%) registou um valor superior ao da média comunitária (33,7%).

Fonte: Idealista e Eco

Autor

  • Beatriz Oliveira

    Beatriz Oliveira registada na Ilha Graciosa, estudou Gestão na Universidade dos Açores. Durante este período teve a oportunidade de desempenhar a função de Relações Empresariais no Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão. Após concluir a licenciatura tirou uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. Atualmente é aluna, do mestrado de Economia Internacional e Estudos Europeus, do ISEG.

    View all posts

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!