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Plano de Marketing para 2023: Tudo o que você precisa saber

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Indíce

O plano de Marketing pode ser entendido como um brainstorming, no qual são acumuladas algumas informações essenciais sobre a sua empresa, o seu público alvo, os seus concorrentes, quais as perspetivas de mercado e muito mais. Além disso, a planificação para a sua marca deve ser o seu principal objetivo. 

Com o plano de marketing, os negócios conseguem se manter focados e possuírem a praticidade de aceder todas as informações na plataforma, facilitando o dia-a-dia e a tomada de decisões dentro da empresa. 

No entanto, com este artigo, irá conseguir saber como construir o melhor Plano de Marketing. Assim, este é essencial para decidir quais são os pontos fortes e qual é a melhor estratégia de marketing para a empresa começar a investir. Será que o mercado está propício para um novo lançamento ou então se os seus clientes estão a precisar de algo específico. 

Por concentrar todas as informações, esse planeamento também se torna fácil de compartilhar, permitindo que toda a sua equipa tenha acesso a essas ideias essenciais. 

Ainda mais, ter um projeto feito com antecedência permite que as empresas entrem à frente da concorrência, começando o ano com o pé direito e investindo no que realmente gerará retorno logo no início. 

Como fazer um Plano de Marketing? 

O primeiro passo para desenvolver o seu plano é conhecer o seu alvo principal. Ele será a base de tudo o que vamos estruturar. Das diversas formas que conhecemos de encontrar o cliente ideal, a persona é o mais completo delas, por isso invista nesse caminho. 

Na sequência, é importante saber quem faz parte do seu mercado e o que eles estão a oferecer aos clientes. 

É nesse momento que tu perceberás quais são as oportunidades do mercado e também quais as principais ameaças para o seu negócio. Para isso, indicamos que use uma Análise SWOT para saber quais os seus pontos fortes e fracos. Além disto, através desta análise irá conseguir perceber quais as ameaças e oportunidades da sua empresa no meio envolvente. 

Contudo, com essas pesquisas em mãos, é hora de escolher quais são as estratégias que melhor unem as necessidades dos clientes, as oportunidades do mercado e o que o seu negócio é capaz de oferecer. 

Porém, peça ajuda à sua equipa para levantar ideias e anote todas elas, no futuro essas anotações que escreveu no passado podem ser perfeitas no presente. 

Por último, lembre-se de organizar tudo o que adquiriu e escrever num papel, que possa ser usado como base para decisões futuras e compartilhe com toda a sua empresa. 

Tendências para 2023 que podem entrar no seu Plano de Marketing 

Se você está aqui para saber as novas tendências de mercado, saiba que muitas delas vão se manter ainda deste ano, sendo essa uma ótima oportunidade para colocá-las em prática, ou então aperfeiçoá-las, como por exemplo: 

Conclusão 

Por fim, o foco será fazer um Planeamento que leve a sua empresa pronta para o novo ano. Desta forma, é sem dúvida a forma mais eficaz de cumprir com os seus objetivos e, assim, cumprir a sua missão.  

Fonte: Techenet

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Autor

  • Rui Botelho

    Estudou Gestão em Qualidade, Ambiente e Segurança na Escola Profissional das Novas Tecnologias, trabalha como copywriter/voluntário na Empresa Smart Summit. É apaixonado pela área de Marketing Digital e Turismo. Atualmente trabalha no Snack Bar Paraíso como empregado mesa bar.

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