SMART SUMMIT

Portugueses entre os vencedores da Academia Europeia da Inovação 

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Uma equipa de cinco estudantes, onde inclui três portugueses, conquistaram um lugar entre os vencedores da edição deste ano da Academia Europeia de Inovação (EIA). O projeto, por eles apresentado, utiliza a inteligência artificial com o propósito de diminuir o tempo necessário para efetuar diagnósticos em imagiologia.

A equipa, composta por um estudante norte-americano, um estudante britânico e três estudantes portugueses provenientes do Instituto Superior Técnico e das universidades de Coimbra e da Maia, desenvolveu o projeto “BreastScreening-AI”, que se destacou como um dos 10 vencedores da EIA.

Com o objetivo de aprimorar a resposta diante das altas taxas de erros médicos e da lentidão nos diagnósticos por imagem médica, os alunos criaram “agentes de inteligência artificial focados no médico e no paciente, visando auxiliar radiologistas no diagnóstico. Paralelamente, esses agentes fornecem informações sobre os resultados do próximo tratamento de maneira mais ágil e apresentam decisões compreensíveis”, conforme comunicado da EIA. 

Mais participação de Portugueses

Também existe mais equipas vencedoras, nas quais participam jovens portugueses. Por exemplo, um outro projeto com o contributo nacional baseia-se no desenvolvimento de uma solução para reduzir os resíduos de plástico e emissões de dióxido de carbono, através da criação de um combustível ecológico com plásticos não reciclados. 

Noutro projeto de iniciativa ambiental, os estudantes ajustaram embalagens reutilizáveis circulares às futuras regulamentações da União Europeia e critérios de sustentabilidade. Isso implicou repensar embalagens de almofadas de ar para maior reutilização e um modelo abrangente de gestão de resíduos. 

Após ter finalizado na última semana após três semanas no Porto, o O EIA envolveu 500 estudantes, divididos em 100 grupos. Além disso, contou com orientadores da Europa e dos Estados Unidos. Durante o evento, foram convocados a criar projetos relacionados à inovação sustentável, enfrentando desafios tecnológicos, de negócios, ambientais e sociais.

Fonte: Observador

Veja os meus outros artigos aqui

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!