SMART SUMMIT

Reels e TikTok: que plataforma é melhor ?

Mulher a segurar icon dividido entre Instagram Reels e Tiktok
Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Já sabemos que as redes sociais desempenham um papel vital na promoção de marcas e no envolvimento com o público. O conteúdo de vídeo (como o Reels e o TikTok) é, há já alguns anos, o rei e, desde aí, ocupa lugar como grande tendência de conteúdo.

Talvez por esse motivo, duas das tendências que mais emergiram foram os Reels, parte do Instagram, e o TikTok. Mas que plataforma é melhor para as marcas? Perceba a seguir as diferenças e vantagens de cada uma.

TikTok: Criatividade e Viralidade

O TikTok é uma plataforma de vídeos curtos, que capturou rapidamente a atenção de milhões de utilizadores em todo o mundo. Com uma base diversificada de utilizadores, especialmente concentrada em jovens entre os 16 e os 24, oferece oportunidades significativas para as marcas. 

Vantagens do TikTok:

Alcance de Público: De acordo com o site Backlinko, o Tiktok conta com mais de 1 bilhão de utilizadores ativos mensais a nível global, o que proporciona um alcance vasto.

Criatividade e Viralidade: A plataforma é famosa por fomentar a criatividade, permitindo que vídeos curtos alcancem viralidade rapidamente. Ou seja, oferece às marcas a oportunidade de criar conteúdo envolvente e único.

Desafios em Voga: As tendências e desafios em constante mutação no TikTok possibilitam que as marcas se envolvam em diálogos culturais atuais e ganhem visibilidade.

Desvantagens do TikTok:

Demografia Limitada: Apesar da expansão da base de utilizadores do TikTok, a plataforma ainda é mais popular entre os jovens.

Conteúdo Promocional: Os utilizadores do TikTok valorizam a autenticidade e o entretenimento, o que significa que abordagens promocionais diretas podem ter menos sucesso.

Reels: o melhor conteúdo no Instagram

Os Reels, introduzidos no Instagram como resposta ao sucesso do TikTok, proporcionam às marcas uma forma de explorar o formato de vídeo curto e alcançar uma audiência já estabelecida no Instagram (e até no Facebook!).

Vantagens dos Reels:

Integração no Instagram: Com mais de 1 bilhão de utilizadores mensais, o Instagram oferece um alcance vasto. Mas, mais incrível ainda, é o número de utilizadores ativos mensais dos reels, que segundo o site DemandSage, da Hubspot, são 2.35 mil milhões.

Aproveitamento de Conteúdo: Se já produz conteúdo para o Instagram, pode facilmente reajustá-lo para Reels, poupando tempo e recursos. Até porque, os Reels conseguem mais 22% de interações no Instagram, que uma publicação de vídeo normal, e 55% mais que uma imagem!

Descoberta de Conteúdo: Os Reels podem ser encontrados tanto na aba dedicada como na página Explorar do Instagram, ampliando o potencial de alcance. Para além de estarem integrados de maneira a permitir que as marcas alcancem facilmente o público já existente.

Desvantagens dos Reels:

Competição Crescente: Com a crescente popularidade dos Reels, a competição pela visibilidade pode ser intensa.

Conteúdo adequado: As expetativas de conteúdo no Instagram podem diferir das do TikTok, requerendo adaptação na estratégia.

A escolha entre Reels e TikTok dependerá dos objetivos da sua marca, público-alvo e estratégia de conteúdo.

Reels e TikTok: que plataforma é melhor?

A empresa Emplifi desenvolveu um estudo para perceber qual seria a melhor escolha e, na verdade, o resultado é meio ambíguo. Por exemplo, os reels registaram entre abril e junho de 2023, cerca de 30% mais de alcance que os vídeos no TikTok (65% vs. 35%, respetivamente), 20% mais interações e quase 30% mais visualizações. Por outro lado, o TikTok conseguiu, ainda que ligeiramente (8%), mais engagement.

Segundo o estudo, esta baixa performance dos Reels (que desceu cerca de 30% em relação ao ano anterior), pode dever-se a uma maior concorrência deste tipo de conteúdo. E, também à “recente despriorização dos Reels para dar espaço a outros formatos de conteúdo”.

No entanto, é importante ter em atenção que os Reels continuam a ter relevância. O estudo ainda salienta que representaram “14% de todas as impressões de anúncios do Instagram no segundo trimestre de 2023 (vs. 3% no segundo trimestre de 2022)”.

Apesar de não tão famoso nem tão abrangente em termos de idades, o TikTok mantém um crescimento constante desde o seu início. E, no segundo trimestre de 2023 e teve em média um aumento de utilizadores de 500%, em comparação com o primeiro trimestre. Em contrapartida, o Instagram teve um crescimento de apenas 6%.

Reels e TikTok: que plataforma é melhor? Em suma, ambas as opções têm o potencial de alcançar e envolver o seu público-alvo. Por isso, considere as suas metas e recursos antes de tomar uma decisão. Até poderá ser benéfico adotar uma abordagem híbrida, aproveitando o potencial de ambas as plataformas. Lembre-se de que a autenticidade e o alinhamento entre a cultura da plataforma e a identidade da sua marca são cruciais para o sucesso.

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!