SMART SUMMIT

Reunião Urgente da UE sobre a Inteligência Artificial

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Após reação de Elon Musk, os legisladores da UE revelaram-se preocupados com o desenvolvimento de novos sistemas de Inteligência Artificial. Estão inseridos variados problemas.

Tal como é observável nos tempos que decorrem, a Inteligência Artificial tem vindo a sofrer fortes e rápidas alterações. Todavia, a UE mostra-se, após Elon Musk, preocupada em relação aos problemas que isto poderá vir a gerar.

A desinformação é uma das fortes preocupações da UE. O desenvolvimento de novos sistemas de Inteligência Artificial (IA) é uma das causas da desinformação.

O apelo da UE foi efetuado nesta segunda-feira, dia 17 de Abril, aos líderes mundiais. Uma reunião foi apelada com vista a estipular medidas de controlo do desenvolvimento dos sistemas de IA. Serve como exemplo o ChatGPT, uma vez que o seu desenvolvimento tecnológico é, inesperada e atualmente, dos mais rápidos,. A reunião também teria como intuito responsabilizar mais as organizações face a esta tecnologia inovadora.

Ademais, este comunicado foi exposto após Elon Musk, dono do Twitter, e mais de mil colaboradores do mundo tecnológico, Future of Life Institute, terem solicitado, por carta aberta, seis meses de interrupção no desenvolvimento de sistemas com este nível de informação elevado.

Os membros do Parlamento Europeu discordaram de alguns argumentos “mais alarmistas” apresentados na carta aberta do FLI. Ainda assim, existe consenso quanto à ideia principal: a rápida evolução de sistemas de Inteligência Artificial exige ação política “significativa”.

É importante referir, ademais, que, na semana anterior, o regulador do ciberespaço da China apresentou algumas medidas. Estas medidas tencionam gerir serviços de IA generativa, destacando a motivação das empresas entregarem avaliações de segurança às autoridades antes de tornarem os serviços públicos.

Este projeto de lei, de 108 páginas, encontra-se em debate e, de acordo com a Reuters, prevê-se consenso até dia 26 de Abril.

*Este artigo teve por base o Jornal Público;

Já leu o artigo sobre a Inovação nas plantações de milho? Clique aqui para saber mais!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!