SMART SUMMIT

Start up portuguesa no foco do luto animal 

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Os fundadores Vítor Pereira e Afonso Rebelo criaram a Cremar com o objetivo de transformar as cinzas do seu animal em diamantes artificiais.  

A Cremar foi criada há um ano, com o intuito de ajudar as pessoas a ultrapassar a perda de alguém importante, da melhor forma possível. O processo de elaboração do diamante é feito em laboratório

Deste modo, a empresa decidiu alargar o ramo do negócio para os patudos das famílias, em novembro de 2022. Assim, surgiu a Cremar Pet.

A empresa levou esta ideia ao Web Summit, no qual o projeto captou a atenção de possíveis investidores. Além disso, o projeto também lhes rendeu um prêmio, Road2WebSummit

Como se transforma as cinzas em diamantes?

O fundador Vítor Oliveira afirma ser um processo muito simples, no qual o primeiro passo é fazer a extração do carbono. De seguida, deve-se alterar a estrutura molecular e finalizar o processo, colocando as cinzas a cristalizar a altas temperaturas. 

Apesar de ser um processo simples, é demorado. Por isso um dos fundadores confirma que o diamante “nunca está pronto antes dos oito meses e pode-se estender até aos 16”. “Em média, a janela de produção que damos é entre os 14 e os 16 meses”, acrescenta. 

A Cremar pet tem alguma restrição?

A empresa garante que as cinzas de qualquer animal podem originar o diamante. Outro fator importante neste processo é a validade das cinzas. Como as cinzas não têm validade, qualquer animal que foi cremado no passado, o seu dono também o poderá ver num diamante artificial. 

Qual o valor para cremar o meu animal?

O valor depende do  peso do animal, uma vez que os pesos têm impacto direto na construção do diamante dos animais. Por exemplo, o peso de uma vaca de estimação será maior que o peso de um cão, logo o preço será maior.  

Desta forma, os preços podem variar desde os 1900 euros, podendo atingir os 19 500 euros. 

Os animais de pequeno porte, como répteis ou pássaros necessitam que seja feita uma análise prévia de modo a confirmar se é possível originar o produto em questão.

Posso escolher a cor do meu diamante?

A cor do diamante é algo muito interessante, dado que as cinzas originam a cor do diamante. A empresa até agora, confirmou cinco tipo de cores, nomeadamente âmbar(uma mistura de cor amarela e verde), vermelho, azul, negro e transparente (a mais usual).  

Porém, é sempre possível manipular a cor, mas os fundadores deixam claro que a componente química de cada corpo, poderá  levar a cores diferentes.

Como posso encontrar em contacto com a Cremar pet?

Atualmente, a empresa afirma que o site ainda está em elaboração, mas será possível entrar em contacto por via Instagram.  

Todavia, o serviço só está disponível para o distrito do Porto, mas a empresa planeia, brevemente, chegar a todos os pontos de Portugal.  

A cremação feita em laboratório é feita no Instituto Pedro Nunes, na Universidade de Coimbra, em conjunto com serviços de cremação animal. 

Fonte: Público

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!