SMART SUMMIT

The Beatles – a nova fase musical com a Inteligência Artificial

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Pela primeira vez em 54 anos, os Beatles regressaram ao topo das tabelas no Reino Unido com a ajuda da Inteligência Artificial na canção ‘Now and Then.’

Pela primeira vez em 54 anos, os Beatles regressaram ao topo das tabelas no Reino Unido com a canção “Now and Then”. Esta música, que faz uso da Inteligência Artificial, reuniu a icónica banda britânica, como anunciado no passado domingo.

The Beatles;

Lançada na quinta-feira, a faixa, originalmente gravada por John Lennon e finalizada após o seu falecimento pelos outros membros do grupo, está atualmente a ultrapassar os seus competidores, de acordo com as classificações oficiais.

De conformidade com esta tendência ascendente, há a possibilidade de conquistar a primeira posição na próxima atualização semanal. Será divulgada na próxima sexta-feira, potencialmente destronando a famosa artista norte-americana Taylor Swift.

Este é o 18.º single da lendária banda de Liverpool a atingir o topo das tabelas. Assim sendo, o primeiro foi “From me to you” em 1963, enquanto o mais recente foi “The Ballad of John and Yoko” em 1969, pouco antes da separação da banda em abril de 1970.

Onde será utilizada a inteligência artificial nas músicas dos The Beatles?

A nova composição, na qual John Lennon e George Harrison trabalharam na década de 1970 e finalizada por Paul McCartney e Ringo Starr no ano passado, passou por um processo de aprimoramento com o uso da Inteligência Artificial, a fim de isolar a voz de John Lennon da gravação original ‘demo’, conforme divulgado por McCartney em entrevista à BBC.

“A voz de John estava lá, clara e nítida. É uma experiência profundamente emocionante,” destacou o talentoso músico britânico à emissora, enfatizando que a versão final da canção preserva integralmente a essência da banda.

“Now and Then” também será incluída na reedição do “Red Album” e do “Blue Album,”. Além disso, os The Beatles lançaram originalmente duas coletâneas de sucesso em 1973, cobrindo os anos de 1962-1966 e 1967-1970, respectivamente.

O que a inteligência artificial veio permitir à banda?

Graças aos avanços na tecnologia de Inteligência Artificial, foi possível – recentemente – isolar a voz de Lennon e combiná-la com gravações de outros cantores. Como resultado, é possível incluir George Harrison, antes do seu falecimento em 2001.

Dois sobreviventes da bada finalizaram e lançaram a canção, Paul McCartney, aos 81 anos, e Ringo Starr, aos 83 anos.

Em 26 de outubro, Paul McCartney anunciou o lançamento oficial da nova faixa “Now and Then” para o dia 02 de novembro. Ademais, esta música também será parte integrante da reedição do “Red Album” e do “Blue Album”, que reúnem os sucessos dos The Beatles lançados pela primeira vez em 1973, abrangendo os anos de 1962-1966 e 1967-1970, respetivamente.

No comunicado que acompanha o lançamento de “Now and Then”, enfatizou-se que se trata de “uma autêntica gravação dos Beatles”.

Ademais, McCartney expressou que “a qualidade do som na gravação original ‘demo’ era bastante limitada”, o que levou a que o esquecimento relegasse a faixa durante décadas.

Para Ringo Starr, o outro membro sobrevivente da banda, o trabalho de edição de “Now and Then” “foi o mais próximo de ter [Lennon] de volta na sala de gravação”.

John Lennon escreveu “Now and Then” depois da separação dos Beatles, em 1970. Após a morte do músico, a sua viúva, Yoko Ono, deu a McCartney uma cassete que tinha inscrito “Para Paul”. Além de “Now and Then”, essa ‘demo’ também continha, sobretudo, as primeiras versões de “Free As A Bird” e “Real Sees It”, lançadas como ‘singles’ e no álbum “Anthology”, de 1995.

Artigo tendo por base a Cofina Media (Cm Jornal);

Já leu o artigo sobre Redes sociais premium: Facebook pago chega à Europa? Clique aqui para saber mais!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!