SMART SUMMIT

Threads: o rival do Twitter 

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

A nova rede social da Meta foi lançada dia 6 de julho. Denominada de Threads, diretamente ligada ao Instagram, pretende ser concorrente do Twitter funcionando de forma similar. 

O que é a Threads? 

Threads é uma rede social, disponível na Google Play Store e na App Store, semelhante ao Twitter, pois é indicada para publicações de texto até 500 caracteres. Além disso, possibilita aos utilizadores partilhar fotos e vídeos até 5 minutos. Dando a opção de os perfis criados poderem ser públicos ou privados. Estas são as funcionalidades até ao momento, no entanto, a empresa pretende expandir permitindo os utilizadores interagirem com pessoas de outras redes sociais. 

“Threads é um local onde as comunidades se juntam para discutir tudo um pouco, desde os tópicos que já são relevantes aos que um dia serão tendência no futuro. Sejam quais forem os teus interesses, podes seguir os teus criadores favoritos e ligar-te diretamente a eles e a outras pessoas que pensam da mesma forma, ou criar os teus próprios seguidores fiéis para partilhar as tuas ideias, opiniões e criatividade com o mundo”, explica Meta. 

Para aderir à plataforma basta entrar nesta e associar à conta do Instagram para facilitar o processo. Também disponibiliza um feed de mensagens de pessoas e conteúdos recomendados. Porém depois é possível personalizar Threads, sendo que, este funciona de forma independente do Instagram. Apesar de ser fácil a criação de uma conta na nova rede social esta ainda não está disponível para os países da união europeia (UE)., apenas em 100 países. 

“A nossa visão com o Threads é pegar no que o Instagram faz de melhor e criar uma nova experiência em torno de textos, ideias e discutir o que nos vai na alma”, afirma a empresa. 

Quando chega a Portugal? 

O lançamento na UE ainda é incerto, assim como, em Portugal. Apesar de a aplicação já ter sido lançado no Reino Unido ainda não foi lançada na união europeia devido à exigência dos regulamentos da proteção da privacidade entre plataformas digitais.  

O principal ponto que têm suscitado dúvidas é em relação à partilha de dados entre Threads e o Instagram. Como tal, a Meta está averiguar as opções, de modo, a seguir o que está previsto pela Lei dos Mercados Digitais da UE. 

Adam Mosseri, chefe do Instagram, explicou que a Meta não poderia esperar pela aprovação de Bruxelas, de forma, a não adiar durante demasiado tempo o lançamento da nova rede social. 

Como está a correr até agora? 

Apesar de estar só disponível para 100 países, Threads em 7 horas já contava com 10 milhões de contas. Ou seja, a rede social em pouco tempo já tinha tantos utilizadores como Portugal tem de habitantes. Entre estes constavam a cantora colombiana Shakira, o chef de cozinha Gordon Ramsey e o ator norte-americano Jack Black. Também marcas como a Billboard , HBO e Netflix estão presentes na plataforma.  

Uma das presenças mais significativas no Threads é a da National Public Radio, que saiu do Twitter em Abril após ter sido rotulada com a etiqueta “imprensa afiliada do Estado”. Esta é efetivamente a rádio pública norte-americana, mas essa indicação costuma ser utilizada apenas em meios de comunicação social cujo conteúdo editorial é controlado pelo Governo. 

Fonte: RTP e Público 

Já leu o meu último artigo? 5 ferramentas que um aspirante a Marketeer precisa dominar

Autor

  • Beatriz Oliveira

    Beatriz Oliveira registada na Ilha Graciosa, estudou Gestão na Universidade dos Açores. Durante este período teve a oportunidade de desempenhar a função de Relações Empresariais no Núcleo de Estudantes de Economia e Gestão. Após concluir a licenciatura tirou uma pós-graduação em Marketing Digital no IPAM. Atualmente é aluna, do mestrado de Economia Internacional e Estudos Europeus, do ISEG.

    View all posts

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!