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Transferências bancárias pelo número de telemóvel

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Indíce

Em 2024, todos os bancos deverão de disponibilizar esta funcionalidade de transferir dinheiro utilizando somente o número de telemóvel.

Foi acordado que, em Portugal, até ao final do primeiro trimestre de 2024, todos os portugueses conseguirão exercer transferências bancárias utilizando somente o número de telemóvel do destinatário. O objetivo desta nova funcionalidade corresponde, sobretudo, à substituição alternativa da utilização do IBAN pelo número de telemóvel do destinatário da transferência.

Quais são os bancos que apresentarão esta funcionalidade?

Esta nova funcionalidade deve de ser apresentada em todos os bancos até ao final do primeiro trimestre de 2024.

Como é que funcionará este método de pagamento?

Para que este método seja possível, o cliente do banco deverá de ter o seu número de telemóvel associado à sua conta bancária.

“No nosso ‘homebanking’ fazemos uma transferência normal, não precisamos de digitar o IBAN – número de identificação bancária. Este serviço ficará disponível em qualquer canal, em qualquer serviço de transferências”, afirmou hoje, 25 de setembro, o Administrador do BdP Hélder Rosalino, em conferência de imprensa no Museu do Dinheiro, em Lisboa.

O administrador do Banco de Portugal realçou que esta implementação custará algumas “centenas de milhares de euros”. Ademais, salientou que, em relação aos bancos, estes pagarão o custo na mensalidade que pagam por se inserirem no SICOI.

Os clientes terão algum custo acrescido a esta nova funcionalidade?

Não. Os responsáveis do regulador referem que os bancos somente podem impor custos nas transferências. Apesar disso, não podem inserir custos nesta funcionalidade inovadora em causa.

Que outra funcionalidade surgirá?

Para além do referido, espera-se que, do mesmo modo, até ao final do primeiro trimestre, seja possível haver uma funcionalidade que disponibilize, numa transferência bancária, após a digitação do IBAN, o nome do beneficiário desta transferência. A ideia desta inovação é fazer, sobretudo, com que quem realiza a transferência, confirme o nome completo do beneficiário antes de realizar a transferência.

Notícia tendo por base o Sapo e CM Jornal;

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