SMART SUMMIT

Três dicas para uma forte primeira impressão

Primeira impressão
Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

ManpowerGroup Portugal estabelece três critérios para causar uma forte e boa primeira impressão numa entrevista de emprego.

Primeira impressão

A consultora multinacional de recursos humanos confessa que existem variados fatores que influenciam uma entrevista de emprego. Primeiramente, conhecer o historial da empresa que o indivíduo se candidata, assim como transmitir tranquilidade e conhecimento para o entrevistador faz com que este identifique o candidato como alguém competente.

Analogamente, a acima já referida, auxilia os indivíduos que estão em preparação para uma entrevista enumerando três dicas para a entrevista ser um sucesso.

Comece por abordar uma rede de contatos

O caminho para a vitória começa antes de entrar no campo de batalha. Do mesmo modo, o entrevistado deve começar o seu trabalho antes da própria entrevista. O indivíduo deve construir uma boa reputação através do contato com profissionais da área de interesse, procurando saber pormenores do cargo que tenciona concorrer por via desses mesmos profissionais que ocupam esse cargo numa outra empresa. Para além de adquirir detalhes sobre o cargo que tenciona concorrer, começa a entender como essa função se alinha com os seus pontos fortes.

O interesse que o candidato demonstra nesta breve busca de detalhes e informação sobre o cargo e/ou setor, chegará, certamente, aos entrevistadores.

A linguagem corporal

O corpo é um livro aberto. Na generalidade, os gestores de recursos humanos são peritos na leitura da linguagem corporal, pelo que irão detetar indícios de nervosismo e desinteresse. Assim, o entrevistado deve manter a calma, respirar fundo e não se preocupar em demasia com os movimentos e expressões, pois isto pode transmitir desassossego. É importante que a calma e a confiança sejam as duas características transmitidas ao entrevistador. Se estes dois fatores estiverem presentes o resto irá fluir.

Agradecimento final

Assim como o alcance para uma boa impressão começa antes do primeira contato com o entrevistador, também o final da entrevista é fulcral para contribuir para uma boa imagem. Não é necessário exagerar ou “passar graxa”. Agradecer pela forma cujo entrevistador explicou a função para qual o indivíduo se candidatou e expressar a forma como se sentiu interligado com o cargo em questão é suficiente e adiciona um reforço à entrevista, cimentando a sua imagem na mente dos entrevistadores.

Ao terminar a entrevista, não se julgue em demasia. O que conduz a uma primeira impressão não é apenas um fator, mas vários. Concentre-se na construção da sua imagem e identidade e as impressões positivas irão surgir com maior naturalidade.

Fonte: ManpowerGroup Portugal

Se tens interesse na área de recursos humanos dá uma leitura neste artigo!

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!