SMART SUMMIT

5 empresas com programas de estágio na área do retalho e vendas

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Indíce

Andas neste momento à procura da tua primeira experiência profissional e não sabes por onde começar a enviar currículos. Então verifica a seguinte lista de programas de estágio que te guiaram nesta jornada.

LIDL

O Lidl é uma rede de supermercados alemã, mas que está presente em 32 países, incluindo em Portugal. Pertence ao Grupo Schwarz que é o maior grupo de retalho da Europa.

Se quiseres dizer Hallo Lidl podes, independentemente do curso ou especialização, pois o Lidl têm oportunidades para todos os estudantes universitários e recém-graduados.

A rede de supermercados apresenta diversos programas de formação e desenvolvimento, com um acompanhamento específico e próximo, sempre com o objetivo de mostrares todo o teu potencial. Entre estes estão:

International Trainee é um programa de 18 meses onde desempenhas uma função de responsabilidade numa das nossas áreas de negócio e teres uma progressão de carreira rápida dentro da empresa. No processo passas pelas nossas lojas, entreposto, sede nacional e internacional. A LIDL procura para este programa jovens com mestrado concluído, com o nível intermédio (B1) de Inglês, carta de condução e ser um entusiasta pela área do retalho.

Estágios Profissionais, têm a duração de 9 ou 12 meses, estes destinam-se a jovens estudantes universitários que terminaram recentemente a sua licenciatura ou pós-graduação. Não é exigido experiência profissional anterior, porém pode ser valorizado. Dependendo da vaga em questão podem ser necessário que tenhas alguma competência ou curso específico. As vagas de estágio não compreendem um período específico de candidaturas, como tal, fica atento ao linkedin para não perderes a oportunidade que melhor se adequa a ti.

Lidl Summer Up é um estágio de verão com a duração de dois meses que decorre entre os meses de Julho e Agosto. Destina-se a estudantes de licenciatura de qualquer ano que gostem de apreender, sejam eficientes e responsáveis com uma atitude proativa e dinâmico e, claro que sejam Retail lover.

National Trainees ou Junior Programs, com duração de 1 ano, pretendem formar e especializar os participantes numa área entre: Vendas, Logística ou Compras. Sendo que, o plano de formação difere dependendo em que área te inseres. Se és um estudante universitário com a licenciatura ou mestrado concluídos, se falas inglês fluente, tens interesse na área do retalho e não tens mais de 3 anos de experiência profissional esta pode ser a tua oportunidade.

Sabe mais sobre o processo de recrutamento e sobre a candidatura aqui.

SONAE

A Sonae é uma multinacional, com sede em Portugal. Sendo o maior empregador privado em Portugal, com cerca de 50 mil trabalhadores. O grupo empresarial está presente em 90 países em diversos setores. Nomeadamente: o retalho (alimentar e não alimentar), os centros comerciais, as telecomunicações, o imobiliário de retalho, a tecnologia e a gestão de investimentos.

Atualmente a Sonae tem uma estrutura organizacional separada pelas diferentes áreas de negócio, onde estão inseridas as seguintes subholdings: MC; Zeitreel; Worten; ISRG; Universo; Bright Pixel Capital; Sonae Sierra e a NOS. Ainda relacionadas com o grupo existem outras empresas como a Sonae Capital, Sonae Industria, Efanor.

A multinacional apresenta 3 programas de Jovens Talentos que diferem entre si.

O Programa Contacto destina-se tanto alunos que estejam a terminar a licenciatura com o mestrado que não tenham mais de 2 anos de experiência profissional. É uma experiência de 9 meses onde irás ser colocado numa área funcional de uma das empresas da Sonae com a orientação de um tutor do estágio. 

No caso de seres um aluno de mestrado ainda a realizar um projeto final tal vez o programa Projetos de Mestrado seja mais indicado. No âmbito da dissertação/projeto de mestrado, este programa coloca os estagiários num dos negócios da Sonae, de modo, a contribuírem novas ideias, soluções inovadoras e a encontrar soluções para os desafios sugeridos pelas equipas da empresa.

A empresa também oferece estágios curriculares para estudantes matriculado no ensino superior (licenciatura ou mestrado). Este programa de estágio de curta duração subdivide-se em estágios de verão e estágios de mestrado. Em ambos os estágios podes te candidatar a uma equipa especifica e a um desafio o qual junto de um orientador e de uma equipa terás de dar resposta, aplicando os conhecimentos técnicos, de forma, a adquirires prática. A grande diferença entre o estágio de verão e o estágio de mestrado é a duração e as regalias.

Saiba mais sobre os programas aqui.

Worten

A Worten é uma empresa nacional de venda a retalho de produtos eletrónicos, de consumo e de entretenimento.

Apesar de ser pertencente à SONAE apresenta programas de estágio próprios e com objetivos distintos.

De modo geral, os programas tem todos o mesmo intuito garantir aprendizagem no contexto do trabalho na prática, no qual, poderás aplicar os conhecimentos adquiridos na tua formação académica. Promovendo assim o desenvolvimento profissional do estagiário.

A principal distinção entre os programas é a quem estes se destinam.

O Trainees Programme é para jovens recém-graduados com a duração de 12 meses.

Enquanto que o Creating Our Operational Leaders é direcionado aos cursos técnico-profissionais e está integrado num projeto de desenvolvimento de futuros líderes.

Masters é para finalistas de mestrado que queiram executar a sua tese na worten. Master Solutions é também para finalistas de mestrado, mas distingue-se do programa Masters por ter a experiência completa. Ou seja, realizas a tua tese na Worten e ainda tens a oportunidade estagiar na empresa numa equipa de projeto.

Formação prática em contexto de trabalho é dirigido a alunos do ensino profissional que estejam a concluir o nível de formação académica.

In Summer é um estágio de verão para o 1º e 2º ano de licenciatura que tem duração de 2 meses.

Estágios curriculares são para os alunos tanto do ensino básico e secundário como para alunos universitários, sendo que, este programa deve estar integrados dentro da formação académica ao contrário dos estágios extracurriculares que se destina aos mesmos jovens, porém o estágio é realizado fora do plano de estudos.

De momento não estão disponíveis estas oportunidades, mas fica atento e descobre mais sobre os diferentes programas aqui.

Jerónimo Martins

Jerónimo Martins SGPS, S.A. é um grupo empresarial português de distribuição alimentar e retalho especializado. Encontra-se de momento em Portugal, na Polónia e na Colômbia. Ocupando a 50ª posição no ranking dos maiores retalhistas mundiais, de acordo com o estudo anual “Global Powers of Retailing 2020”, realizado pela consultora Deloitte. A nível nacional opera através das marcas Pingo Doce (distribuição alimentar); Recheio (distribuição alimentar); Hussel (comercialização de chocolates e confeitaria); Jeronymo (quiosques e cafetarias) e Amanhecer (distribuição alimentar).

O grupo empresarial português procura jovens que tenham concluído o mestrado recentemente ou que estejam em a terminar a tese, fluentes em inglês e em português, que sejam apaixonados pelo retalho, dinâmico, focados na resolução de problemas e que gostem de tomar decisões.

O programa de traines Retail Dive consiste em duas rotações de seis meses em duas áreas diferentes que permite que tenhas uma visão mais abrangente daquilo que é o retalho alimentar, ao mesmo tempo, que possibilita que numa fase inicial da tua carreira experimentes posições distintas contribuindo para o teu autodescobrimento enquanto profissional.

Descobre mais detalhe sobre o programa aqui.

Delta-Cafés

Delta Cafés é uma empresa nacional especializada na torra e comercialização de café. A empresa é líder no mercado português e exportadora para dezenas de outros países. Pertence ao Grupo Nabeiro, este que opera em áreas distintas como a alimentação, bebidas, indústria, serviços, imobiliário, restauração e hotelaria. Porém, a principal atividade deste continua a ser a comercialização do café. A Delta Cafés especificamente possui nove marcas próprias: Adega Mayor (vinhos);  Qampo (azeitonas, pickles e tremoços); Bellissimo (Café); Camelo Cafés; Delta Cafés; Delta Q;  Delfruit (sumos e néctares); Ginga. Também possui diversas marcas representadas pelo Grupo Nabeiro – Delta Cafés, entre elas, Beck’s, Dómuz, Hero, Tetley, Vimeiro, Blue, Vila Massa, Franziskaner, Lowenbrau, Spaten, Leffe, Hoegaarden, Stella Artois e Bud.

Com o intuito de rejuvenescer a equipa comercial da empresa e ajudar a desenvolver jovens talentos surge o Programa Sales Force Talent que se dirige a jovens profissionais na área da gestão, comercial ou marketing.

Se tens o 12º ano na área de Gestão Comercial ou és recém-Licenciados nas áreas de Gestão ou Marketing com o máximo de um ano de experiência e tens carta de condução este pode ser o próximo passo na tua carreira profissional.

O programa tem a duração de 12 meses e integra um plano de 4 módulos: Desenvolver, Ativar, Evoluir e Construir.

A Delta-cafés tem departamentos espalhados por todo o país o que significa que poderás conseguir uma oportunidade perto da tua área de residência. Contudo as vagas são abertas consoantes as necessidades da empresa, por isso, deverás ficar atento ao linkedin.

Gostaste do artigo? Então de certeza que vais gostar também: Descobre o teu programa ideal de estágio e Comece uma carreira na banca

Patrocinar Smart Summit

Ajude a fomentar o empreendedorismo nos Açores. Deixe o seu interesse e enviamos as condições para patrocinar o Smart Summit

Attendee Smart Summit Lagoa 2024

Não perca a oportunidade e participe no Smart Summit Lagoa 2024. Inscreva-se Gratuitamente!